Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
MEIO AMBIENTE
Segunda - 13 de Dezembro de 2010 às 16:45

    Imprimir


Na próxima quarta-feira (15), a Agecopa (Agência Estadual de Execução dos Projetos da Copa do Mundo do Pantanal – 2014) irá aderir ao Projeto Verde Rio, do Instituto Ação Verde. A assinatura do termo de cooperação técnica acontecerá durante a apresentação do balanço das atividades do Instituto em 2010 e o lançamento dos projetos para 2011. O evento será às 19h, no auditório da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt).

“A Agecopa vai fazer parceria para ajudar na recuperação do rio Cuiabá”, informou Alex Sandro Antonio Marega, responsável pela área de meio ambiente e sustentabilidade. De acordo com ele, a parceria faz parte de um dos objetivos estratégicos da agência, que é a compensação das emissões de carbono com a recuperação das margens do rio Cuiabá.

Uma das razões que levou à escolha de Cuiabá como subsede da Copa do Mundo de 2014 foi a beleza natural do Pantanal. O superintendente do Instituto Ação Verde, Paulo Borges, diz que a Agecopa irá somar esforços ao Projeto Verde Rio.

O Projeto Verde Rio visa recuperar e preservar 100% das matas ciliares dos principais rios de Mato Grosso até 2020 e, com isso, trazer benefícios não só aos ecossistemas locais, mas também à população de Mato Grosso.

Em novembro deste ano, várias entidades assinaram o termo de cooperação técnica com o objetivo de executar ações conjuntas para recuperar as áreas de preservação permanente (APPs), localizadas às margens do rio Cuiabá, e promover, também, medidas para informar a comunidade em geral sobre a importância da preservação desses espaços territoriais. O termo foi assinado pelo Ministério Público de Mato Grosso (MPE-MT), Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp-MT), Secretaria de Meio Ambiente (Sema), Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat), Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder-MT), a Oscip Ação Verde e, agora, contará com a o apoio da Agecopa.

O Instituto Ação Verde, responsável pelo projeto, é uma organização não governamental do setor produtivo de Mato Grosso e tem como integrantes a Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Associação de Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja/MT), Associação de Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Sindicato das Indústrias Sucroalcooleiras de Mato Grosso (Sindálcool), Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira (Cipem) e Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso (Sincremat).

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone: (65) 3611-1606.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/21550/visualizar/