Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
MEIO AMBIENTE
Sábado - 20 de Novembro de 2010 às 22:09
Por: DUDA TORRES

    Imprimir


Assessoria/Sema-MT
Analistas da Sema irão realizar periodicamente o monitoramento quantitativo e qualitativo da águas que entram e saem.
Analistas da Sema irão realizar periodicamente o monitoramento quantitativo e qualitativo da águas que entram e saem.
O Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), em parceria com a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), realiza desde outubro diversas ações para recuperar e preparar a região das baías de Chacororé e Siá Mariana, localizadas no município de Barão de Melgaço (113 km ao Sul de Cuiabá).

A primeira etapa dos trabalhos foi realizada com a reconstrução de três barragens nos corixos do Mato e Tarumã para a recuperação dos níveis mínimos dessas baías na época da estiagem. A próxima etapa, que consiste na desobstrução dos rios, córregos e corixos, será viabilizada após obras preliminares a serem realizadas com a construção de pontes no rio Chacororé e corixo Lueggi. Essas obras possibilitarão o acesso da população às comunidades do Estirão Comprido e Porto Brandão.

Conforme o engenheiro e analista ambiental da Sema, Rafael Teodoro de Melo, “além da desobstrução das bocas dos corixos tampados, desde o início da margem do rio Cuiabá, de forma a liberar a passagem das águas que alimentam a Baía de Chacororé, será realizado o desassoreamento ao longo dos corixos, assim como, limpeza da vegetação dentro dos canais”.

Para o analista da Sema, após a realização da limpeza e desobstrução do córrego Cupim e rio Água Branca, na parte montante (de baixo) da baía de Chacororé - que perderam os seus leitos naturais e encontram-se assoreados e cobertos por macrófitas -, haverá uma vazão constante de sete metros cúbicos por segundo, que deverá ser mantida por todo o período de estiagem pelos próximos anos.

Analistas Ambientais da Sema irão realizar periodicamente o monitoramento quantitativo e qualitativo da águas que entram e saem das Baías Chacororé e Siá Mariana.

“Para solucionar o problema de depleção nos níveis de águas das baías causada por maior saída de água no sistema lacustre, devemos basicamente equilibrar as vazões de entrada e saída. As barragens que já foram reconstruídas deverão manter o nível de água semelhante ao verificado nada década de 70, nas baías de Chacororé e Siá Mariana pelos próximos anos”, finalizou.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/21753/visualizar/