Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
COPA DO MUNDO 2014
Sábado - 20 de Novembro de 2010 às 20:52
Por: EDUARDO RICCI

    Imprimir


Ednilson Aguiar
Diretor presidente em exercício da Agecopa, Yênes Magalhães.
Diretor presidente em exercício da Agecopa, Yênes Magalhães.
Em 2014, ano da Copa do Mundo, Cuiabá e Várzea Grande formarão um aglomerado urbano harmonizado por um sistema viário e de transportes capaz de atender as necessidades de deslocamento da população com a qualidade e a eficiência desejada. Numa verdadeira "viagem ao futuro", como bem definiu uma líder comunitária da Morada do Ouro, a diretoria da Agecopa apresentou na manhã de sexta-feira (19.11) em audiência pública na Assembleia Legislativa as principais intervenções previstas no Plano de Mobilidade Urbana da Região Metropolitana de Cuiabá.

Durante mais de quatro horas, presidentes de Associações de Moradores, lideranças comunitárias, líderes classistas e dirigentes de entidades puderam conhecer em detalhes as obras de mobilidade urbana que já tem assegurados investimentos de mais de R$ 1 bilhão nos próximos quatro anos. Além de preparar Cuiabá para o Mundial da Fifa, as obras deixarão um legado de valor inestimável para toda a população.

O diretor presidente em exercício da Agecopa, Yênes Magalhães, destacou que este é um momento histórico para a Grande Cuiabá e para Mato Grosso de um modo geral. “Nós temos a oportunidade de realizar em menos de quatro anos obras fundamentais que vão transformar a Grande Cuiabá numa cidade organizada, com soluções adequadas para o trânsito, com um sistema de transportes coletivos eficiente e de qualidade, além de regularizar o transporte individual em todas as suas modalidades”.

Yênes disse que através da Agecopa, diversos projetos iniciados ainda em 93, quando era secretário municipal de Trânsito e Transporte Urbano, serão finalmente implementados. “Resolver a maior parte dos problemas básicos de mobilidade e de transporte na Grande Cuiabá é um compromisso do governador Silval Barbosa que a equipe da Agecopa tem a responsabilidade de conduzir. E estamos fazendo a nossa parte com todo o empenho possível, superando dificuldades e priorizando estes grandes legados de interesse social”, disse o presidente e diretor de Planejamento e Gestão.

Para o diretor de Infra-estrutura Carlos Brito, a sede da Copa do Pantanal está enfrentando com muita competência o desafio de realizar um evento deste porte deixando para a população um legado de valor inestimável em termos de qualidade de vida. “A menor entre as doze sedes da Copa está mostrando ao país que é possível cumprir os prazos e exigências da Fifa sem perder o foco no social, que é a melhoria das condições de vida da população. Vamos realizar em pouco mais de três anos investimentos que só seriam feitos em 20 ou 30, beneficiando todos os segmentos sociais”.

Para o diretor de Relações Interinstitucionais da Agecopa, Agripino Bonilha, "muito mais do que uma exigência legal, a audiência pública é um espaço que democratiza o acesso do cidadão aos projetos que vão melhorar sua qualidade de vida, uma oportunidade de dialogar com os gestores sobre assuntos que interessam a toda a comunidade”.

Os prefeitos de Cuiabá, Francisco Galindo e de Várzea Grande, Sebastião Gonçalves, participaram da audiência pública e destacaram o impacto positivo das intervenções. “A Agecopa pode contar com nossa parceria nestas ações que interessam a todos os cidadãos. Cuiabá vai receber um presente fantástico às vésperas de completar 300 anos e a prefeitura é parceira de primeira hora neste esforço”, disse Francisco Galindo.

O presidente do CREA, Tarcísio Bassan, disse que saiu da audiência tranquilo pois comprovou o apuro técnico com que os projetos estão sendo planejados. Ele destacou a importância do Conselho de Acompanhamento da Agecopa (integrado também pelo CREA), que segundo Yênes Magalhães deve se reunir neste fim de ano e a cada dois meses. O presidente do Conselho Regional de Econonia, Aurelino Levy, parabenizou a Agecopa pelo competente trabalho realizado até agora.

Transporte coletivo e individual

O arquiteto e Assessor Técnico da Agecopa, Rafael Detoni, apresentou todo o planejamento das obras e intervenções, que inclui o novo sistema de transporte coletivo (que agrega os corredores exclusivos para ônibus - BRTs), e várias intervenções viárias nos principais corredores de tráfego de Cuiabá e Várzea Grande (viadutos, trincheiras, pontes, duplicação de pistas e pavimentação de ruas).

O engenheiro Arlindo Fernandes, consultor contratado pela Agecopa, apresentou as soluções adotadas para fazer frente ao crescimento - acma da média nacional - do fluxo de veículos na Grande Cuiabá. Em dez anos, a frota de automóveis teve um crescimento de 100% e a de motocicletas aumentou 440%.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/21756/visualizar/