Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
EDUCAÇÃO
Sábado - 13 de Novembro de 2010 às 14:47
Por: g1

    Imprimir


Milene Rios/G1
Luan Pietro, de 18 anos, quer cursar medicina
Luan Pietro, de 18 anos, quer cursar medicina

O estudante Luan Estrela Pietro, de 18 anos, disse que está mais aliviado depois que conseguiu solicitar a correção invertida da prova do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no site do MEC, na noite desta sexta-feira (12). Ao G1, o jovem contou que, na sala onde fez o exame, na Estácio UniRadial, na Zona Sul de São Paulo, os fiscais não informaram os candidatos sobre a falha no cabeçalho da folha de respostas.

Os enunciados das áreas de conhecimentos estavam invertidos na comparação com o caderno de questões. Alguns alunos seguiram os enunciados e acabaram preenchendo o gabarito de forma invertida, sem levar em conta a ordem numérica.

“Preenchi as respostas seguindo a ordem do gabarito. Fui bem na prova, acertei 136 questões [de um total de 180] e fui melhor no primeiro dia. Estava com medo de ter de refazer o exame e não ir tão bem”, diz Pietro, que pretende cursar medicina.

A assessoria de imprensa do MEC informou que até a manhã deste sábado (13) não houve reclamações sobre o site aberto para receber os pedidos de correção invertida.

Os candidatos que desejam solicitar a correção conforme o cabeçalho da folha de respostas precisam acessar o requerimento no link:: http://sistemasenem2.inep.gov.br/correcaoprova.

O estudante terá de informar o CPF e a senha cadastrada na inscrição para fazer a solicitação. O sistema ficará disponível até as 23h59 de 19 de novembro. Após pedir a correção, não será possível cancelar a solicitação.

Os alunos que preencheram a folha de respostas conforme a ordem numérica do caderno de questões não devem fazer o requerimento.

Novo Enem
Segundo a assessoria do MEC, a data provável do segundo Enem, que será aplicado aos estudantes que fizeram as provas amarelas, é 4 de dezembro. O ministério não cogita reaplicar as duas provas, apenas a do primeira dia, com questões sobre ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias.

Um lote das provas amarelas tinha problemas de impressão, e foi entregue aos estudantes com algumas perguntas repetidas, outras faltando, sequência numérica errada e até algumas questões de um outro modelo aplicado, a prova branca.

A estimativa do MEC é de que cerca de 2 mil alunos tenham sido prejudicados por receber os cadernos amarelos. No entanto, a assessoria afirmou que está averiguando as atas dos fiscais que aplicaram as provas em todo o país, para chegar num número preciso de alunos afetados.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/21806/visualizar/