Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Segunda - 08 de Novembro de 2010 às 12:24

    Imprimir


Os eleitores de Novo Mundo, Campos de Júlio e Poconé retornam às urnas no próximo dia 5 de dezembro para escolher os novos prefeitos dos respectivos municípios. As eleições acontecem após os prefeitos eleitos em 2008 terem os mandatos cassados pela Justiça Eleitoral.

Mesmo com a recente abertura do cadastro nacional de eleitores, somente os eleitores cadastrados até o dia 05 de maio de 2010 poderão participar do processo eleitoral para a escolha dos novos prefeitos. Isto quer dizer que os cidadãos dessas cidades, que não se enquadram nessa situação, podem até emitir um novo título ou transferir o domicílio eleitoral para o município, mas não poderão votar nas eleições municipais do dia 5 de dezembro.

As resoluções aprovadas pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso que regulamentam as novas eleições determinam a utilização da mesma estrutura física e humana requerida para as eleições gerais de outubro de 2010. Ou seja, a Justiça Eleitoral vai contar com as mesmas quantidades de sessões eleitorais, mesários e demais auxiliares convocados para as eleições passadas.

PROPAGANDA ELEITORAL

Desde o dia 3 de novembro, está permitida a realização de propaganda eleitoral genérica. Nos municípios de Poconé e Campos de Julio, os juízes que comandam as eleições se reunirão com os candidatos para decidir sobre a veiculação ou não de propaganda gratuita nas rádios dos municípios.

Conforme o calendário das eleições, os candidatos terão até as 24 horas do dia 2 de dezembro para realizar comícios. O dia 4 de dezembro é o último dia de campanha para os candidatos a prefeito. Nesta data, será permitida somente a realização de carreatas e a distribuição de material de propaganda política.

No Município de Novo Mundo, região norte do Estado, coligações e candidatos assinaram um acordo para realizar a campanha eleitoral somente com pedido de votos aos eleitores. Na cidade, os políticos abriram mão de utilizar recursos como santinhos, carros de som e outros métodos publicitários. O acordo foi firmado no cartório da 44ª Zona Eleitoral, com sede em Garantã do Norte, e foi mediado pelo Ministério Público Eleitoral da região.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/21861/visualizar/