Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Quarta - 20 de Outubro de 2010 às 17:49

    Imprimir


Presidente em exercício do Senado Federal, Senadora Serys Slhessarenko (PT-MT)
Presidente em exercício do Senado Federal, Senadora Serys Slhessarenko (PT-MT)

A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), a Associação Nacional dos Jornais (ANJ) e a Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner) estiveram no gabinete da Presidente em exercício do Senado Federal, Senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), nesta terça-feira (19-10), para solicitar que a PEC 33/2009, que prevê a obrigatoriedade de diploma de ensino superior aos jornalistas em exercício, não seja votada na sessão deliberativa desta quarta-feira (20).

Estiveram presentes o diretor-geral da Abert, Luis Roberto Antonik, o diretor executivo na ANJ, Ricardo Pereira, e o representante da Aner, Fernando Martins. Eles ponderaram que a matéria precisa ser melhor discutida dentro da categoria e dentro das diversas empresas e organismos que contratam jornalistas no Brasil. Segundo eles, nenhuma associação se manifestou oficialmente a favor ou contra a PEC, no entanto, acreditam que ajustes precisam ser feitos.

Serys garantiu, como Presidente do Senado em exercício, que a PEC não seria colocada em votação, pois dificilmente teria quórum para votação de uma matéria tão importante, mas alertou as associações a se organizarem e emitirem seus pareceres sobre a matéria, para que ela seja ajustada em plenário, caso existam divergências com a categoria. “Acho justo e importante a profissionalização do jornalista, exigindo o curso superior. No entanto, sabemos das dificuldades de muitas empresas, principalmente aquelas pequenas rádios, pequenos jornais, meios de comunicação do interior. Sabemos que, muitas vezes, não há jornalista formado nessas cidades. Por isso, é preciso aperfeiçoar a redação da PEC. Estamos abertos a sugestões”, afirmou Serys.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/22016/visualizar/