Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
COPA DO MUNDO 2014
Quarta - 20 de Outubro de 2010 às 11:50
Por: LIVIA RABANI

    Imprimir


Assessoria/Sejusp-MT
Secretário Diógenes Curado visita as obras da Base Comunitária de Segurança Pública de Sinop
Secretário Diógenes Curado visita as obras da Base Comunitária de Segurança Pública de Sinop

A Coordenadoria de Polícia Comunitária vem atuando de forma integrada nas Bases Comunitárias de todo o Estado, unindo os serviços das instituições da Segurança Pública para prestar um serviço de qualidade a população.

A aproximação da polícia com a comunidade é umas das ações propostas na meta de nº 12 do Plano de Ação de Segurança (PAS), lançado pelo Governo do Estado através da Secretaria de Estado e Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

Atualmente são 15 Bases Comunitárias em todo o Estado, sendo 10 em Cuiabá, duas em Várzea Grande e três no interior: Rondonópolis, Barra do Garças e Tangará a Serra. Ainda para este ano, será inaugurada na capital mais três Bases nos bairros: Santa Isabel, Três Barras e Planalto.

Também está sendo construída uma Base no município de Sinop e outra em Cáceres. Até a Copa de 2014 deverão ser construídas mais 34 Bases Comunitárias em todo Estado.

Desde o ano de 2007 o Governo de Mato Grosso, através da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, ampliou a prestação de serviço das Bases Comunitárias integrando os serviços da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).

Hoje a população pode registrar ocorrências de pequeno e grande porte na base comunitária, emitir primeira e segunda via da Carteira de Identidade, receber orientação na prevenção de acidentes domésticos, vistorias técnicas em edificações, além do policiamento ostensivo e preventivo.

“Com a descentralização dos serviços a população só veio a ganhar, pois em um único espaço físico o cidadão consegue resolver as suas questões particulares e entender o trabalho da Segurança Pública”, disse o coordenador estadual de Polícia Comunitária major PM Jonas Duarte Araújo.

Outra ação prevista na meta de nº 12 do PAS é melhorar ainda mais a prestação de serviço das Bases, designado delegados aposentados de Polícia Civil para retornar as atividades atendendo a sociedade com o trabalho da Polícia Judiciária Civil através da confecção de boletins de ocorrências.

Todas as Bases Comunitárias possui um efetivo permanente de polícia equipadas de viaturas, motos e bicicletas aptas a prestar um serviço de proximidade e principalmente um serviço de qualidade para toda a população.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/22029/visualizar/