Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
DIREITO DO CONSUMIDOR
Segunda - 18 de Outubro de 2010 às 12:19

    Imprimir


O horário de verão, que teve início no domingo e vigora até 20 de fevereiro de 2011, exige atenção dos consumidores com tarifas diferenciadas, como as empresas que utilizam energia de alta tensão no chamado grupo A.

De acordo com a Ouvidoria da Agência de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Mato Grosso (Ager-MT), como o horário do medidor não será alterado pela Cemat, concessionária de energia no Estado, o relatório do consumo na conta, no período que corresponde ao horário de verão, terá uma hora de atraso em relação ao horário local. Ou seja, se o horário local for 17h30, no medidor vai constar 16h30.

É preciso ficar atento, segundo a Ouvidoria, principalmente em relação ao horário de ponta estabelecido no contrato de fornecimento de energia elétrica na estrutura tarifária sazonal, entre empresa e Cemat. O horário de ponta é onde se concentra o maior consumo de energia e o valor da tarifa é mais alto. “O valor pode ser até 10 vezes mais se comparado com outros horários. O que faz com que as empresas, que têm contrato específico façam uma adequação no processo de produção”, explicou o diretor da coordenadoria de Energia e Saneamento da Ager-MT, Pedro Paulo Nogueira.

A Cemat já comunicou a medida aos consumidores do grupo A e esclarece dúvidas pelo 0800 6484 196. Na Ouvidoria da Ager-MT, o contato pode ser feito por meio do 0800 6476464 ou pelo email ouvidoria@ager.mt.gov.br.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/22057/visualizar/