Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
COPA DO MUNDO 2014
Segunda - 18 de Outubro de 2010 às 11:51
Por: ZEQUIAS NOBRE

    Imprimir


Edson Rodrigues
As capacitações, realizadas por intermédio do Instituto Serzedello Corrêa (ISC), são oferecidas a servidores públicos
As capacitações, realizadas por intermédio do Instituto Serzedello Corrêa (ISC), são oferecidas a servidores públicos

Fiscalizar e acompanhar a execução das obras da Copa do Mundo de 2014, em sintonia metodológica com os demais órgãos de controle e de combate à corrupção. Com esta finalidade a Auditoria Geral do Estado (AGE) participa ao longo desta e da próxima semana dos cursos de Auditoria em Obras, Fiscalização Ambiental e Controle de Parcerias Público-privadas, oferecidas pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

As capacitações, realizadas por intermédio do Instituto Serzedello Corrêa (ISC), são oferecidas a servidores públicos efetivos das instituições que compõem a Rede de Controle da Gestão Pública dos Estados brasileiros que receberão os jogos do mundial, e acontecem em Brasília.

“Estamos nos estruturando cada vez mais para realizarmos um trabalho eficiente no que concerne às fiscalizações das obras da Copa do Mundo de 2014 e esta capacitação é mais um passo neste sentido”, afirmou o secretário-auditor Geral do Estado, José Alves Pereira Filho. “Além disso, estaremos assistindo a um curso oferecido pelo Tribunal de Contas da União, que já possui todo um know how sobre o assunto”, acrescentou.

Auditoria em Obras

Até sexta-feira (22.10) os auditores da área de engenharia, André Ferreira e Emerson Campos, participarão do curso Auditoria em Obras, que tem a finalidade de capacitar os participantes para analisar orçamentos de obras e a regularidade do projeto e das especificações físicas e financeiras, identificando procedimentos e cuidados inerentes à elaboração de relatórios de auditoria de obras, além de indicar procedimentos e critérios de quantificação de dano ao erário. “Iremos trabalhar como multiplicadores, repassando aos colegas o conhecimento adquirido no curso. Esperamos, com isso, aperfeiçoar os trabalhos em auditoria de obras públicas”, afirmou o André Ferreira.

O superintendente de Auditoria e Controle Interno lembrou que a AGE está reestruturando sua forma de atuação e, com isso, serão criadas duas novas coordenadorias de auditoria (Engenharia e Obras e Tecnologia da Informação). Conforme o projeto em estudo, o órgão passará a atuar já em 2011 não mais por Núcleos Sistêmicos e Secretarias, mas por sistemas de gestão (Licitação e Contratos, Patrimônio, Recursos Humanos, Contábil, Financeiro e etc.). Segundo ele, “uma evolução na forma de condução dos trabalhos”.

Além disso, a nomeação de auditores com formação em engenharia civil vem preencher uma lacuna existente no quadro de profissionais do órgão e esta capacitação contribui com o aperfeiçoamento dos trabalhos. “As obras envolvendo a realização da Copa do Mundo de 2014 já estão acontecendo e nós estamos nos estruturando e capacitando para realizar um trabalho que garanta a correta aplicação dos recursos públicos”, disse.

Fiscalização Ambiental e Controle de Parcerias Público-privadas

Na próxima semana, será a vez dos auditores Marcelo Zavan e Sônia Regina participarem dos cursos de Fiscalização Ambiental e Controle de Parcerias Público-privadas, pontos chaves dos trabalhos envolvendo o mundial de futebol, que também merecem uma atenção especial.

Investimentos do governo

O secretário-auditor Geral do Estado, José Alves aproveitou para lembrar sobre os investimentos realizados pelo Governo na instrumentalização da instituição e na valorização da carreira de auditor do Estado. Nos últimos oito anos, a administração promoveu duas adequações salariais para os profissionais (leis 8.099/2004 e 9.040/2009) e realizou dois concursos públicos. Além disso, ainda aumentou recentemente a quantidade de cargos de auditor estadual, ampliando o quadro de vagas de 41 para 71 servidores. “Fomos valorizados pela atual gestão e temos recebidos todas as condições, sejam elas físicas, financeiras e de pessoal, para realizarmos um trabalho eficiente”, afirmou.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/22058/visualizar/