Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADANIA
Sábado - 16 de Outubro de 2010 às 13:06

    Imprimir


O Ministério Público Estadual (MPE) realizou mais uma ação relacionada à campanha "O que você tem a ver com a corrupção". Dessa vez, a iniciativa ocorreu no município de Rosário Oeste. A Promotoria de Justiça da cidade premiou, na sexta-feira (15.10), alunos que participaram do projeto "Promotor Mirim" e apresentaram os melhores trabalhos em redação e desenho sobre o tema da campanha. O vencedores foram os estudantes Ricardo de Oliveira Santos (Redação), que ganhou uma bicicleta, e Guilherme Henrique de Almeida e Silva (Desenho), que recebeu um jogo educativo. O evento contou com a presença do procurador-geral de Justiça, Marcelo Ferra de Carvalho.

De acordo com a promotora de Justiça Ana Carolina Rodrigues Alves Fernandes Ferraz, o projeto tem promovido a discussão do tema nas unidades de ensino. “É importante que as crianças e adolescentes entendam e reflitam sobre o que é a corrupção e as suas consequências para a sociedade. Dessa forma, poderão tornar-se adultos honestos, responsáveis e preocupados com as questões do seu país”, ressaltou. Para o procurador-geral de Justiça, a campanha contribui para a construção de uma visão crítica sobre o assunto. “A questão da corrupção é um problema de conscientização, que ocorre no cotidiano das pessoas. É preciso combater esse mal que atinge não somente o poder público, mas também o setor privado”.

As escolas em que os alunos estudam também foram premiadas. Cada uma recebeu uma televisão. As unidades de ensino foram as Escolas Municipais do Marzagão e de Ensino Fundamental Raizama, ambas localizadas na zona rural da cidade. As televisões foram doadas por comerciantes da cidade. As professoras dos alunos vencedores Sônia de Oliveira Nogueira e Maria Alice Barroso receberam uma nota de elogio do Ministério Público. Os alunos vencedores dos 2º e 3º lugares de melhor redação foram Ranielly Pereira (Escola Estadual Gov. Pedro Pedrossian) e Joanderson Luis Borges Xavier (Escola Municipal do Marzagão).

CAMPANHA: Lançada nacionalmente pela Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp) e pelo Conselho Nacional dos Procuradores Gerais (CNPG), no ano de 2008, a campanha "O que Você tem a ver com a Corrupção?" tem como objetivo geral prevenir a ocorrência de novos atos de corrupção e a consequente diminuição dos processos extrajudiciais e judiciais.

Busca também reduzir a impunidade com a cobrança efetiva da punição dos corruptos e dos corruptores, abrindo um canal real para oferecimento e encaminhamento de denúncias. A exemplo de vários outros Estados,o Ministério Público de Mato Grosso aderiu à campanha e vem, desde 2008, desenvolvendo várias ações com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a temática.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/22068/visualizar/