Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
PARALISAÇÃO
Sexta - 24 de Setembro de 2010 às 15:20

    Imprimir


O terminal ferroviário de Alto Araguaia atingiu lotação máxima nta quinta-feira (23), formando uma fila dupla de aproximadamente três quilômetros na BR-364. O pátio da empresa lotou com cerca de 400 veículos. Muitos motoristas tiveram que deixar seus caminhões estacionados na estrada. Líderes sindicais não descartam a possibilidade de uma nova paralisação do transporte de grãos para terminais (portos secos) de Alto Araguaia e Alto Taquari.

Segundo Luiz Gonçalves da Costa, presidente da Federação dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário do Estado de Mato Grosso (Fettremat), a empresa responsável pelo terminal, América Latina Logística (ALL) descumpriu a determinação do juiz Juarez Gusmão Portela, da 2ª Vara do Trabalho de Rondonópolis, que acatou o pedido, por força de uma liminar, requerido pela entidade [Fettremat] no mês passado.

“A medida liminar obriga que a ALL atenda apenas o limite do número de atendimentos nos terminais, recebendo somente a quantidade de veículos que têm capacidade de atender em um único turno de trabalho. Com esse congestionamento, está mais do que evidente que o pedido judicial não foi observado. A justiça também determinou medidas emergenciais para melhorias das condições ambientais de trabalho para os motoristas que transportam cargas de grãos até aos terminais ferroviários de Alto Taquari e Alto Araguaia, isso também não é tratado como prioridade pela empresa”, explica.

Luiz Gonçalves afirma que o indicativo de greve aprovado pelos trabalhadores continua. “Temos um indicativo de paralisação das atividades de transportes para os terminais. Vamos aguardar o posicionamento da Justiça diante o descumprimento da liminar”, disse.

Conforme o despacho da Justiça, o descumprimento das determinações implica em multa diária no valor de R$ 5 mil que será revertida para projetos sociais, campanhas educativas e preventivas dos trabalhadores.




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/22281/visualizar/