Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
EDUCAÇÃO
Segunda - 13 de Setembro de 2010 às 12:17

    Imprimir


O projeto era feito somente com alunos do Sesiescola, mas a partir deste ano, foi ampliado para que outras escolas
O projeto era feito somente com alunos do Sesiescola, mas a partir deste ano, foi ampliado para que outras escolas

Histórias e cantigas do folclore brasileiro, lendas cuiabanas e o mundo do Walt Disney fizeram parte de uma tarde cheia de magia e encanto e envolveram os alunos da escola do Serviço Social da Indústria (Sesi-MT) de Cuiabá e da Escola Municipal Tenente Octacílio Sebastião da Cruz, durante o encerramento do projeto ‘Literatura e Cidadania no Parque’, realizado na Lagoa Encantada no bairro CPA 3, na sexta-feira (10/9).

Há três anos professores do período semi-integral do Sesiescola Cuiabá desenvolveram o projeto, com a proposta de incentivar a leitura e de unir saúde do corpo e da mente com atividades desenvolvidas nos parques da cidade. O projeto é realizado com alunos que estão iniciando o processo de alfabetização, onde o incentivo a leitura pode tornar-se prazeroso e despertar a curiosidade, criatividade e contribuir na formação de pequenos leitores. Além disso, a iniciativa tem a intenção de proporcionar formas de explorar o meio ambiente e de valorizar os espaços de lazer da cidade, promovendo a cidadania.

O projeto era feito somente com alunos do Sesiescola, mas a partir deste ano, foi ampliado para que outras escolas pudessem participar da ação, que tem trazido resultados positivos. Após visitas em várias escolas, o Sesi-MT optou pela Escola Municipal Tenente Otacílio Sebastião da Cruz e, durante três meses, 40 alunos do 1º ano da rede municipal participaram do projeto junto com crianças do Sesiescola.

Para a coordenadora do projeto, Heloiza Helena Borges, quando o aluno aceita o desafio de elaborar um texto, consequentemente passa a se interessar mais pelos livros. “Conhecer a leitura por trás do livro é extremamente estimulante não só para o aluno, mas também para a comunidade que o cerca” declara.

Estudantes de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) participaram do projeto se caracterizando de personagens de histórias em quadrinho. Maria Luiza Cabral, estudante do último ano de Pedagogia e voluntária do projeto pela segunda vez explica que ver os olhinhos das crianças brilhando e interagindo com as histórias é estimulante. “Ver as crianças sendo instigadas e acreditando que somos os personagens que estamos representando é gratificante”, enfatiza.

EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL - O Sesi-MT oferece no Sesiescola Cuiabá o programa ‘Educação em Tempo Integral" para as turmas do 1º ao 6º ano, com atividades complementares nas tardes de segunda, quarta e sexta-feira. Entre as ações oferecidas aos alunos estão: apoio nas tarefas, atividades esportivas e artístico-culturais, oficina de Biologia, Matemática, Linguagem, Artes, oficinas de Jogos, entre outras. O Sesiescola Cuiabá possui turmas do maternal ao 9º ano, nos períodos matutino e vespertino. Informações (65) 3644-1055.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/22410/visualizar/