Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADANIA
Sábado - 11 de Setembro de 2010 às 13:23

    Imprimir


Promover a inclusão digital e diminuir o risco de vulnerabilidade social de jovens e adolescentes, contribuindo para que eles fiquem motivados pelo conhecimento e longe de práticas ilegais ocasionadas pela ociosidade. Estes são os objetivos do projeto ‘Informática Teen’, que oferece 2.000 vagas gratuitas no curso de Informática para o público de 12 a 16 anos. A ação de responsabilidade social, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT), está com inscrições abertas e a iniciativa será operacionalizada pelas unidades de Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres, Sinop, Rondonópolis, Juína e Barra do Garças. O projeto também será levado para dentro de indústrias, escolas e entidades por meio da utilização dos laboratórios das empresas ou instituições interessadas.

“Uma das diretrizes do Senai é preparar os jovens para ingressar no mercado de trabalho e esta ação será uma oportunidade de cumprir nosso papel, ao mesmo tempo em que damos esta característica mais social ao projeto. Eles são extremamente estimulados pela internet e sempre buscam conhecimento na área de tecnologia da informação, por isso optamos pelo curso de Informática, que hoje é pré-requisito para conquista de praticamente todos os empregos”, declara o diretor regional do Senai-MT, Gilberto Gomes de Figueiredo.

Gilberto Figueiredo ressalta também que, além de motivar ao estudo profissional, o ‘Informática Teen’ será mais uma oportunidade para preencher o tempo dos jovens e adolescentes com uma atividade saudável durante o dia. “Nossa intenção é contribuir para afastar os adolescentes de práticas ilegais ou de situações de risco e vulnerabilidade social, potencializando os laboratórios de informática do Senai-MT e levando tranquilidade aos pais, que não precisarão se preocupar com os filhos enquanto eles estiverem em sala de aula”.

As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas até 30 de setembro. Para participar, os jovens deverão procurar as unidades do Senai-MT, acompanhados dos pais ou responsável, e efetuar a matrícula. Também será necessário apresentar os documentos pessoais (RG e CPF) e comprovante de residência. O início das aulas para as primeiras turmas está previsto para 13 de setembro, mas há um cronograma de atendimento para outras datas que atenderão ao preenchimento do número total de alunos por sala de aula. A carga horária do curso é de 50 horas e os estudantes irão aprender noções de Windows, Word e Internet.

Indústrias do Estado que tenham interesse em beneficiar os filhos dos trabalhadores com o curso de Informática, também podem procurar o Senai-MT para a oferta do curso dentro dos laboratórios das empresas. A mesma orientação vale para escolas e instituições que desenvolvem ações para jovens e adolescentes. Mais informações: Escola Senai da Construção (65-3611.9500), Senai-Cuiabá (65-3612.1700), Senai-Várzea Grande (65-3688.1200), Senai-Cáceres (65-3223.4033), Senai-Sinop (66-3531.2062), Senai-Rondonópolis (66-3421.1366), Senai-Juína (66-3566.1263) e Senai-Barra do Garças (66-3401.1808).






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/22419/visualizar/