Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍCIA
Sábado - 11 de Setembro de 2010 às 12:57
Por: Marymila Mendes

    Imprimir


Arquivo

O prejuízo ambiental dos crimes na Fazenda Califórnia foi avaliado em R$ 228.908.742,64.

O Ministério Público Federal (MPF) ofereceu denúncia contra 36 pessoas por crime contra o meio ambiente, formação de quadrilha, fraude contra o sistema financeiro e falsidade ideológica. A quadrilha chefiada pelo ex-prefeito do município de Vila Rica-MT Leonídio Benedito das Chagas, grilava terras e explorava de forma ilegal madeira da Fazenda Califórnia, além de usufruir de recursos do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), com uso de documentos falsos.

Divisão de tarefas e forma de operação
– Segundo a denúncia, para executar o esquema o bando se dividia em três grupos. O primeiro, comandava as fraudes, manipulando documentos fundiários necessários à comercialização das terras.

Esse grupo tinha auxílio técnico de engenheiros que cuidavam para a inserção de dados incorretos nos mapas e memoriais. Mapas e informações de memoriais descritivos adulteradas e suprimidas aleatoriamente permitiam que a quadrilha deslocasse coordenadas geográficas de localização de títulos de outras propriedades para dentro da Fazenda Califórnia. Os documentos falsos eram usados na escrituração e registro imobiliário dessas fazendas, em cartórios de São Félix do Araguaia-MT e Vila Rica-MT.

Após a obtenção dos documentos fraudados, o segundo grupo de integrantes da quadrilha fazia os empréstimos bancários, de recursos do BNDES, e a exploração da madeira da floresta, localizada em área de proteção especial, sem autorização do Ibama. De acordo com dados do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama), a Fazenda Califórnia está localizada em área de preservação da Floresta Amazônica.

Além de executar as ordens dos demais, o terceiro núcleo explorava e contratava pessoas para efetuar derrubadas e extrair madeira ilicitamente da área de reserva legal da Fazenda Califórnia. Estes também ficavam encarregados de proteger a ação dos fazendeiros e madeireiros.

Danos e pedidos do MPF – O prejuízo ambiental dos crimes na Fazenda Califórnia foi avaliado em R$ 228.908.742,64. Conforme o procurador da República responsável pelo caso, Mário Lúcio de Avelar, dois denunciados tiveram um papel fundamental para a concretização dos crimes.

O ex-prefeito de Vila Rica, Leonídio Benedito das Chagas, participou de todas as negociações irregulares do bando. Nas investigações foi constatado ainda que o ex-prefeito era um conhecido destruidor de floresta da região, e que só nos anos de 2001 e 2005 foi o principal responsável pelo desmatamento de 1.010 hectares de floresta nativa, dentro da área de preservação na Amazônia Legal. Já o engenheiro João Sérgio Sturmer fez ao menos treze memorais descritivos ideologicamente falsificados, que foram utilizados pelo bando para validar escrituras públicas, contratos particulares e registro imobiliários.

O MPF quer que os denunciados sejam julgados e condenados, entre outros, por causarem dano direto ou indireto à Unidades de Conservação dentro da Fazenda Califórnia; associarem-se em quadrilha a fim de cometerem crimes; obterem financiamento mediante fraudes; e omitirem, em documento público ou particular, declaração que dele devia constar, ou nele inserir declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita.

A Operação Terra Fria foi desencadeada em 2006, quando foi constatada a comercialização fraudulenta de títulos de propriedade e o desmate da Floresta Amazônica na região do norte do Vale do Araguaia, em Mato Grosso. Desde dezembro de 2008 uma Ação Civil Pública ajuizada pelo MPF busca, na Justiça Federal, o ressarcimento dos danos causados aos cofres públicos por esses crimes.

Leia a íntegra da denúncia aqui.

Veja a lista de denunciados:

  1. LIONÍDIO BENEDITO DAS CHAGAS

  2. LUIZ CARLOS SILVA LIMA

  3. LUIZ FRANCISCO CAETANO LIMA

  4. JOSÉ ALVES FERNANDO FILHO

  5. JOÃO SÉRGIO STUMER

  6. JERÔNIMO VIERA DA SILVA

  7. RUBENS BARBOSA DE MELO

  8. CLÓVIS FRANCO TEIXEIRA

  9. JOSE LELIS

  10. EDMAR CARLOS CHAGAS

  11. JOÃO RABELO MACIEL

  12. EVANDO MACIEL DE LIMA

  13. JOÃO CESAR DE FREITAS

  14. GEOVÂNIO MARQUES FERREIRA

  15. JOÃO APARECIDO BARBOSA FILHO

  16. ALCIDES AUGUSTO DA COSTA AGUIAR

  17. ISAIAS MOMO

  18. LENIRA CAVERZAN MOMO

  19. GILNEI ANTÔNIO MOMO

  20. ADRIANA MEDIANEIRA RIGGI DE RIGGI MOMO

  21. AILTON DE PAULA SOUZA

  22. SEBASTIÃO MENDANHA DA SILVA

  23. PAULO SÉRGIO GONÇALVES NUNES

  24. JOSÉ MARIA DE OLIVEIRA

  25. NILSON RODRIGUES DA COSTA

  26. ANTONIO JOSÉ CAMARGO

  27. ELI JÚNIOR PEREIRA

  28. ADILSON ROBERTO ANDRADE

  29. IRENE DE OLIVEIRA ANDRADE

  30. JOSÉ TEODORO DE FARIA

  31. GERALDO TEODORO DE FARIA

  32. FRANCISCO TEODORO DE FARIA

  33. EUGÊNIO PEREIRA LIMA

  34. ARI DE SOUZA MACHADO

  35. VICENTE DE PAULA SILVA

  36. ANTONIO NILSON CHIELE

 






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/22421/visualizar/