Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ECONOMIA
Domingo - 05 de Setembro de 2010 às 11:12
Por: JULIA OVIEDO

    Imprimir


Marcos Negrini/Setecs-MT
Maria de Fátima Gonçalves
Maria de Fátima Gonçalves

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), desenvolveu, desde 2003, uma série de projetos em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local (Consad). Dentre eles, destacam-se a Agroindustrialização, Projeto das Farinheiras, Bacia Leiteira e Feijão Caupi.

Estes projetos possibilitam a inserção e reinserção de beneficiados no mercado de trabalho, o desenvolvimento por meio de geração de renda com sustentabilidade, garantindo a segurança alimentar de diversas famílias e, principalmente, o estímulo e a prática da economia solidária no Estado.

No projeto de Agroindustrialização, a produção das famílias agricultoras da Baixada Cuiabana multiplicou-se através da implantação de agroindústrias para o processamento e comercialização de produtos originários da pesca, fruticultura.

O fornecimento de tanques refrigeradores no projeto da Bacia Leiteira possibilitou que a pequena produção de vacas leiteiras voltadas para o próprio consumo de algumas famílias, se transformasse em propriedades geradoras de renda através do comércio de leite e derivados nas comunidades locais.

O projeto Feijão Caupi tem como destaque o estímulo ao cultivo do grão em comunidades quilombolas e de baixa renda. A semente, também conhecida como feijão de corda, tem uma forma simples de plantio, não exige muito do produtor e não sofre o ataque de pragas. Os produtores receberam o fornecimento da matéria-prima, a orientação de profissionais e suporte técnico para o plantio. A produção viabilizou o lucro das famílias beneficiadas, que vendem em média 30 kg e lucram mais de R$100,00. Esta iniciativa tem parceria com a empresa Sementes Horizontes, de Primavera do Leste, com a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Empaer, Conab e Prefeituras Municipais.

A iniciativa da produção, do processamento e comercialização da mandioca possibilitaram melhor qualidade e maior agregação de valor ao produto. Os produtores tiveram acesso a técnicas de cultivo e de processamento da mandioca, qualificação para organização comunitária e ao estímulo da economia solidária.

O Consad é uma associação com o intuito de estimular o desenvolvimento local e está instituído nas cidades de Cuiabá, Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Jangada, Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Rosário Oeste, Santo Antônio do Leverger, Planalto da Serra, Nova Brasilândia, Nobres e Várzea Grande.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/22493/visualizar/