Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Sexta - 03 de Setembro de 2010 às 14:53
Por: Marcos Lemos A GAZETA

    Imprimir


Senador Jorge Yanai, DEM
Senador Jorge Yanai, DEM

O ex-governador Blairo Maggi (PR), candidato a uma das duas vagas para o Senado, lidera com folga pesquisa em Sinop, com 75% das intenções de votos dos 400 eleitores ouvidos entre 28 a 30 de agosto pelo Instituto Gazeta Dados. O senador Jorge Yanai (DEM) vem em seguida com 33% no total dos dois votos. Yanai é morador no município há mais de 30 anos quando saiu do Paraná.

Logo após o democrata Jorge Yanai, vem Carlos Abicalil (PT) com 26% na somatória dos dois votos, praticamente empatado com Antero Paes de Barros, o tucano e companheiro de chapa do democrata com 25%. A pesquisa Gazeta Dados apresenta para Senador apenas a pesquisa estimulada, aquela em que nomes dos candidatos são oferecidos aos eleitores.

O candidato pedetista Pedro Taques aparece com 7% das intenções de votos; o procurador Mauro (PSOL) com 2% e Naildo Lopes (PV), companheiro de chapa de Taques, aparece com 1%.

Vale lembrar que a pesquisa com o intuito de informar seus leitores e os eleitores de Mato Grosso realiza tecnicamente a consulta com o 1º voto, o 2º voto, o total e a média como valores de referência. Apontado por 75% dos eleitores entrevistados, Blairo Maggi foi citado por 61% no 1º voto e 14% no segundo. Já Jorge Yanai (DEM) foi citado por 15% no 1º voto e 18% no segundo voto, o que somado dá 33%. No quesito indecisos, no 1º e 2º voto, o número foi de 6% no 1º voto e 11% no 2º. E os eleitores que disseram não votar em ninguém, branco ou nulo foram de 4% no 1º voto e 10% no 2º. Nestas citações esses valores não são totalizados e tem média definida.

Os entrevistadores do Instituto Gazeta Dados percorreram 14 bairros do município e se utilizaram da pesquisa qualitativa através da metodologia Survey com a aplicação de questionário estruturado e padronizado a uma amostra representativa do público por quotas proporcionais às características sócioeconômicas da população em duas regiões da cidade, tanto urbana quanto rural, levando-se ainda em consideração quesitos como sexo, idade, escolaridade e renda familiar. Com um intervalo de confiança de 95%, isto é, se fossem realizadas 100 pesquisas, em 95 delas os resultados estariam iguais a estes, dentro da margem de erro estipulada que é de 4% para mais e para menos.

Quarto maior colégio eleitoral de Mato Grosso, Sinop com 75.698 eleitores, segundo o TRE/MT, dentro de uma população de 114.051 habitantes, segundo o IBGE/2009, pode ser considerada hoje como a capital do Norte do Estado.

Rejeição - O procurador Mauro (PSOL) e o ex-governador Blairo Maggi (PR) empatam com a menor rejeição entre os 400 entrevistados com 4% cada um. Logo depois vem o petista Carlos Abicalil com 6% e Jorge Yanai (DEM) com 7%, seguido por Antero Paes de Barros (PSDB) com 8%. Os companheiros de chapa Naildo Lopes (PV) e Pedro Taques (PDT) praticamente empatam como os mais rejeitados: 10% e 11%, respectivamente.

Eleições presidenciais -Repetindo o quadro em nível nacional, a presidenciável do PT, Dilma Rousseff, lidera disparado com quase o dobro de intenções de votos a corrida para sucessão do presidente Lula. Dilma aparece com 58%, seguida por José Serra (PSDB) com 30% das intenções de votos e Marina Silva (PV) com 4%. Diferentemente de outros municípios aqueles que disseram não votar em nenhum candidato, ou optarem por votar branco ou nulo somaram apenas 3% e os indecisos somaram 5%.

A Pesquisa Gazeta Dados, foi registrada junto a Justiça Eleitoral sob o n.º 35.152/2010.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/22505/visualizar/