Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
MEIO AMBIENTE
Terça - 31 de Agosto de 2010 às 13:04

    Imprimir


Em caráter educativo, a CNT monitora a emissão de gases poluentes de ônibus.
Em caráter educativo, a CNT monitora a emissão de gases poluentes de ônibus.

As empresas concessionárias do transporte coletivo e inter municipal de Mato Grosso aderiram ao Programa Despoluir, o Programa Ambiental do Transporte lançado pela Confederação Nacional de Transporte(CNT) em 2007 e estão recebendo certificação da frota. Em Cuiabá, o programa é realizado pelo escritório regional da CNT em parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Mato Grosso - STU.  Além de incentivar a adoção do Despoluir pelas empresas mato-grossenses, o STU está comemorando as melhorias da frota do intermunicipal entre Cuiabá Várzea Grande, "graças ao programa adotado em todas as garagens onde as sugestões dos técnicos são adotadas", comentou o presidente do STU, Rômulo Cesar Botelho.

Os técnicos aferem os carros de três em três meses e no mês passado, a empresa União Transportes que mantêm a concessão do transporte intermunicipal entre Cuiabá e Várzea Grande e o transporte coletivo no município recebeu aprovação de 100% da sua frota, atualmente com 136 veículos. A meta do programa é conceder o certificado de excelência ambiental do Despoluir. O programa incentiva o uso racional dos combustíveis sem alterar o desempenho dos veículos transportadores. Em caráter educativo, a CNT monitora a emissão de gases poluentes de ônibus. Segundo o coordenador do Despoluir, Carlos Corso, o programa já vinha sendo implantado desde 2004 mas com objetivos de economizar os insumos. Hoje são aferidos por ano, em Mato Grosso, uma média de quatro mil ônibus que circulam nas cidades de Cuiabá, Barra do Garças, Cáceres, Rondonópolis e Várzea Grande.

A renovação da frota, a mudança na sistemática de manutenção e os cuidados com óleo diesel têm sido fundamentais para esse resultado”, diz o presidente do STU, Rômulo Botelho. Ele comenta que aderir ao Despoluir foi um exercício de responsabilidade social em relação à qualidade do ar para as pessoas, na busca do desenvolvimento sustentável. "A partir do momento que despoluímos, também economizamos combustível”, diz. “Temos a convicção de que a utilização dessa metodologia de trabalho é mais que uma colaboração com o meio ambiente, é uma obrigação social.”






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/22549/visualizar/