Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Segunda - 23 de Agosto de 2010 às 09:53
Por: A GAZETA

    Imprimir


Os candidatos ao governo, Mauro Mendes e Silval Barbosa querem ter Dilma Rousseff em seus palanques nesta semana em Cuiabá

Rafael Costa
Especial para A Gazeta
 

A confirmação da vinda da presidenciável Dilma Roussef (PT) em Mato Grosso tem gerado uma forte articulação nos bastidores dos candidatos ao governo do Estado Mauro Mendes (PSB) e Silval Barbosa (PMDB), candidato à reeleição, para tê-la em seus palanques.

Estrategicamente, Mendes espera contar com a presença de Dilma numa tentativa de alavancar seu nome nas pesquisas, ultrapassar o adversário Wilson Santos (PSDB) e viabilizar sua chegada a um eventual segundo turno. A petista estará em Cuiabá na quarta-feira (25), após assumir com folga a liderança nas pesquisas de intenção de voto pela presidência da República.

"Recebi a garantia da direção nacional do PT, por meio do presidente nacional José Eduardo Dutra em que, nos Estados que houver dois palanques cujos partidos aliados são cabeça de chapa, a Dilma Roussef apoiará ambos sem constrangimento algum. Confio na palavra dos representantes do Partido dos Trabalhadores", afirmou.

A coligação Mato Grosso Melhor Pra Você reúne PSB, PDT, PPS e PV, o que leva candidatos a chapas proporcionais pedirem votos no horário eleitoral a três presidenciáveis que são Dilma, José Serra e Marina Silva, o que é classificado pelos dirigentes petistas de Mato Grosso como empecilho a Mendes.

O grupo político pró-Silval Barbosa tem feito incursões ao presidente Lula para que Dilma restrinja sua atuação política em Mato Grosso somente ao palanque do PMDB. Um dos argumentos é que a legenda é aliada preferencial do PT em âmbito nacional, lembrando que o deputado federal Michel Temer (SP) é o candidato a vice-presidente na chapa de Dilma e que PT e PMDB apoiam a candidatura ao Senado de Blairo Maggi (PR), por quem Lula nutre simpatia. Ao mesmo tempo, argumentam que diferente de Silval, Mendes não pede votos a Dilma.

Nacionalmente, o PSB integra a base de apoio do Governo Federal e tem o governador de Pernambuco e presidente do diretório nacional da legenda, Eduardo Campos, no papel de ser um dos principais cabos eleitorais de Dilma Roussef na região Nordeste. Campos tem se articulado para a petista apoiar Mendes em Mato Grosso justificando que é benéfico ter dois candidatos da base governista num eventual segundo turno do que enfrentar o PSDB.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/22628/visualizar/