Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SEGURANÇA
Quinta - 19 de Agosto de 2010 às 15:06
Por: LIDIANA CUIABANO

    Imprimir


Uma das cláusulas do Termo de Cooperação envolve a troca de vagas em cursos de formação e especialização
Uma das cláusulas do Termo de Cooperação envolve a troca de vagas em cursos de formação e especialização
 A Segurança Pública de Mato Grosso deu mais um importante passo na última terça-feira (17.08). O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado Filho, e o secretário de Estado de Segurança, Defesa e Cidadania de Rondônia, tenente-coronel PM Evilásio Silva Sena Júnior, assinaram o Termo de Cooperação Interestadual que objetiva o desenvolvimento integrado dos dois estados nas ações policiais preventivas e repressivas, além de atuações ostensivas e investigativas nas atividades da Polícia Civil e Militar, nos socorros de urgência e combate à incêndio pelo Corpo de Bombeiros Militar e também nos casos de atuação da Perícia Oficial.

O planejamento estratégico de operações conjuntas na região fronteiriça, bem como a utilização de um canal único de rádio na realização dessas operações, facilitando consultas recíprocas de banco de dados sobre criminosos e mandados de prisão, além da criação de núcleos de ação contras as drogas nas delegacias regionais, são alguns dos tópicos dispostos na parceria interestadual firmada.

Uma das cláusulas do Termo de Cooperação envolve a troca de vagas em cursos de formação e especialização na área da segurança, trabalho operacional e de inteligência em conjunto, uso de viaturas, equipamentos, efetivo e armamento. Prevê também a agilização das polícias dos dois estados quando solicitadas a fecharem barreiras ou divisas fronteiriças nos casos em que a situção exigir ação rápida e eficaz.

O Termo também permite a expedição de carta precatória entre os delegados regionais de ambos estados nas cidades competentes da região de fronteira no combate ao crime organizado, e a utilização de serviços de Perícia Oficial para fins de sequência investigativa, bem como salvamentos e combate a incêndios pelo Corpo de Bombeiros Militar, visando a preservação da vida e patrimônio.

"Estamos legalizando o que já fazemos de maneira informal. Através desse Termo, que é abrangente, vamos começar a elaborar os convênios específicos para a realidade de cada uma das instituições ligadas à segurança pública, para que cada uma delas possa trocar informações do que está sendo feito em seu Estado, numa ajuda mútua", disse o chefe da Pasta da Segurança de Mato Grosso, Diógenes Curado Filho.

"É importante destacar que temos uma fronteira extensa entre Mato Grosso e Rondônia, que necessita de uma atuação conjunta na área da segurança pública. Precisamos dessa integração e era necessário que ela fosse institucionalizada", completou Diógenes.

O secretário lembrou ainda a atuação conjunta entre as polícias de Rondônia e Mato Grosso na resolutividade do último assalto à banco ocorrido no município de Comodoro. "Esse é um dos exemplos positivos dessa parceria. Tivemos apoio da polícia de Vilhena, Ji-Paraná e ainda da polícia do Pará nessa ocorrência e conseguimos, por meio de uma ação rápida e integrada, prender todos os envolvidos no caso", citou Diógenes.

Assessoria/Sejusp-MT
Secretário Diógenes Curado recebe comenda
Para o secretário de Estado de Segurança, Defesa e Cidadania de Rondônia, tenente-coronel PM Evilásio Silva Sena Júnior, a assinatura do Termo de Cooperação Interestadual representa um novo tempo na união de esforços dos dois estados no combate à violência.

"Essa parceria será importante no combate ao tráfico de drogas e armas. Mato Grosso e Rondônia tem os mesmos problemas, enfrentam as mesmas dificuldades em relação à segurança pública. Sabemos que muitas vezes o crime que ocorre no nosso Estado migra para Mato Grosso e, com nossos serviços de inteligência trabalhando em conjunto, poderemos prender essas pessoas lá e vice-versa", falou o secretário de Rondônia.

O tenente-coronel lembrou ainda a experiência exitosa de Mato Grosso com o Grupo Especial de Segurança de Fronteira (Gefron). "Estamos criando em Rondônia essa polícia especializada e vamos unir forças para aprender com a experiência desse grupamento, que é modelo a nível nacional para criação do Policiamento Especializado de Fronteira (Pefron)", ressaltou o secretário de Rondônia.

A principal missão do Termo de Cooperação Interestadual é proporcionar à sociedade dos dois estados uma segurança pública efetiva e de qualidade com grau elevado de excelência. As articulações entre as instituições ficará a cargo do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) de cada Estado.

Além dos respectivos secretários, assinaram também o Termo de Cooperação os representantes de cada instituição ligada à segurança pública de Mato Grosso e Rondônia, como Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Perícia Oficial. 

Ao final da solenidade, o secretário Diógenes Curado Filho, recebeu das mãos do secretário de Estado de Segurança, Defesa e Cidadania de Rondônia, tenente-coronel PM Evilásio Silva Sena Júnior, a comenda "Governador Jorge Teixeira de Oliveira", pelos relevantes serviços prestados à segurança pública de Rondônia.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/22664/visualizar/