Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Sábado - 14 de Agosto de 2010 às 11:48
Por: CIRLENE LOPES

    Imprimir


Edson Rodrigues/Secom-MT
Chegada de medicamentos para a população atingida pelo incêndio de Marcelândia
Chegada de medicamentos para a população atingida pelo incêndio de Marcelândia
Quatro médicos do quadro de saúde da Polícia Militar de Mato Grosso, uma carga de medicamentos e duas ambulâncias chegaram nesta sexta-feira (13.08) a Marcelândia (710 km ao Norte de Cuiabá) para reforçar o atendimento no município.

Os médicos estão atendendo desde o início da manhã nos dois Postos de Saúde da Família, em bairros da periferia de Marcelândia. A situação na área da Saúde está completamente controlada, no dia da tragédia 325 pessoas foram socorridas com problemas respiratórios, por conta da fumaça, em alguns casos as pessoas permaneceram por muito tempo nas casas tentando retirar móveis, salvar alguma coisa ou combatendo o fogo nas empresas.

O tenente-coronel Carlos Henrique do Carmo avaliou como tranquilo o primeiro dia de atendimento. Ele destacou que a estrutura de saúde enviada pelo Governo do Estado é para somar, reforçar a saúde do município. “O controle está completamente nas mãos da saúde do município, nós só viemos contribuir sem interferir na autonomia”, destacou.

O médico da PM explica que a decisão do governador é de estar presente, após tomar conhecimento da proporção da tragédia buscou-se ocupar os espaços contribuindo para amenizar o sofrimento. “A forma encontrada foi essa de ocupar todos os espaços para ajudar a população”.

A enfermeira do Programa de Saúde da Família de Marcelândia Sueli de Araújo Aguiar conta que no dia, além dos problemas respiratórios provocados pela fumaça e foligens de fogo, alguns atendimentos foram feitos em decorrência do pânico. “Muitas pessoas ficaram apavoradas, desesperadas e passaram mal,” disse a enfermeira.

“Não teve vítimas com ferimentos, queimaduras. Foi praticamente um milagre, porque pela dimensão da tragédia se isso fosse em outro horário poderia ter sido muito pior”, comentou. No momento em que o fogo tomou conta as crianças estavam na escola e muitas pessoas não estavam em casa.

De acordo com o diretor-geral do Samu, Daoud Jaber, foram enviados medicamentos como antibióticos, anti-inflamatórios, analgésicos, soro, algodão, gaze, suficiente para atendimento a longo prazo.

As ambulâncias chegaram no fim da tarde desta sexta-feira e começa o atendimento na manhã de sábado. A equipe é composta por duas enfermeiras, dois técnicos de enfermagem e dois socorristas.

Coincidentemente a unidade móvel de prevenção contra o câncer, do Hospital de Barretos, uma das ações do PAS da Saúde, também prestou atendimento hoje em Marcelândia. O que contribuiu para dar maior tranquilidade à população no que diz respeito ao atendimento de saúde.

VACINAÇÃO – Neste sábado ocorre o dia D da Campanha de Vacinação contra Poliomielite e a pediatra Shirley Takano, uma das médicas da PM/MT vai atender durante todo o dia. O doutor Carlos Henrique explicou que será um grande reforço pois a cidade não tem pediatras.




Fonte: Secom-MT

URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/22724/visualizar/