Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Sexta - 13 de Agosto de 2010 às 17:33
Por: Renata Assunção

    Imprimir


Steffano Scarabottolo

O candidato ao Senado, Antero Paes de Barros concedeu entrevista para o programa Tribuna do Ouvinte, da rádio Cultura de Cuiabá, na manhã desta sexta-feira (13). Saúde, educação, segurança e aposentadoria foram alguns dos temas questionados pelo jornalista Paulo Coelho, que iniciou a entrevista pedindo uma avaliação do primeiro debate entre candidatos ao governo, que aconteceu na noite de ontem.

Antero disse que uma pesquisa feita em tempo real no momento do debate, avaliou Wilson Santos, também candidato pela Coligação Senador Jonas Pinheiro, como o mais preparado para assumir o cargo.

Em seguida, Antero falou sobre sua proposta para a educação. O candidato disse que é importante investir nas escolas técnicas e que isso só pode ser feito depois de um estudo das necessidades do mercado. “O curso deve ser criado de acordo com a escassez de mão de obra, assim o aluno sai da sala de aula com a carteira de trabalho assinada”, afirmou, destacando ainda que Nova Lacerda é um dos exemplos de cidade com falta de trabalhadores especializados.

Outro tema importante discutido na entrevista foi a questão do investimento na saúde. Antero afirmou que pretende trazer novos hospitais regionais para o interior do estado, desafogando, assim, o pronto-socorro da capital. E que a criação do curso de medicina na Unemat de Cáceres, outra proposta sua, também ajudaria a aumentar o número de médicos em Mato Grosso.

Já sobre a segurança pública, principalmente no que diz respeito às fronteiras do estado com a Bolívia, Antero afirmou que, ao lado do candidato à Presidência da República, José Serra, defende a criação do Ministério da Segurança, que deslocaria o Exército nacional para cuidar e fiscalizar as fronteiras. Desta forma, inclusive, os atuais 140 policiais militares que se encontram atuando na fronteira com a Bolívia, poderiam aumentar o contingente nas áreas urbanas.

Um ouvinte da rádio Cultura de Cuiabá perguntou ao candidato ao Senado se ele tem alguma proposta para os aposentados. Antero explicou que irá apoiar a criação da Secretaria Nacional dos Aposentados, vinculada à Presidência da República e que funcionaria nos moldes dos fundos de pensão, possibilitando que os aposentados tenham os mesmos reajustes dos trabalhadores na ativa.

Ao final da entrevista, Antero participou do “Pá terra”, um bloco de perguntas e respostas rápidas sobre a vida pessoal do entrevistado. Ele disse que torce para o Mixto, seu time do coração, que gosta de mujica de pintado, furrundu e rasqueado. O cuiabano aproveitou para pedir o voto de todos os funcionários da rádio. “Até agora foi o primeiro candidato que pediu meu voto”, disse a jornalista Débora Inácio.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/22728/visualizar/