Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADANIA
Sexta - 13 de Agosto de 2010 às 13:27

    Imprimir


Na próxima segunda-feira, dia 16, abrem as inscrições para o processo de reconhecimento de saberes do programa de Certificação Profissional e Ingresso em Cursos de Formação Inicial Continuada (CERTIFIC). Em Mato Grosso o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) campi Cuiabá - Cel. Octayde Jorge da Silva e o de Cáceres estarão certificando profissionais que atuam nas áreas de Hospitalidade e Lazer e Pesca e Aquicultura, respectivamente.  A inscrição vai do dia 16 de agosto ao dia 10 de setembro deste ano.

Os candidatos interessados em obter a certificação poderão fazer suas inscrições nos campi Cuiabá, Cáceres e no Núcleo Avançado do Pantanal, em Poconé, de segunda a sexta-feira, na Secretaria Escolar dos Campi em horário comercial. Poderá se inscrever para Rede CERTIFIC trabalhador ou o profissional com idade acima de 18 anos que atue ou já tenha atuado como recepcionista de hotel ou pescador artesanal de água doce, independente de sua escolaridade. Para se inscrever não é necessária a comprovação de experiência profissional.

Conforme critério do programa não há limite de vagas para o Processo de Reconhecimento. A inscrição é gratuita e será realizada em três etapas obrigatórias: a Pré-inscrição; Participação em Evento de Orientação sobre o Processo de Reconhecimento de Saberes (entrega do Manual de Orientações e a apresentação detalhada das etapas do processo de certificação) e o preenchimento do Questionário Sócio-Profissional.

Na primeira etapa deste programa é o Reconhecimento de Saberes que será avaliado por uma equipe multidisciplinar do Instituto Federal. Na oportunidade o candidato vai poder relatar toda a sua experiência profissional, destacando como aprendeu o ofício, as atividades relacionadas ao fazer profissional, a forma como as desempenha e os pontos que considera relevante para o domínio da profissão. Após este processo, ele participará de uma dinâmica de grupo onde será abordado o ambiente de trabalho, o local de atuação profissional e qualificação.

Num outro momento o candidato participará de um curso com carga horária de aproximadamente 40 horas sobre a área de avaliação. Nesta etapa ele participará de diversas atividades com especialistas que discutirão a atuação profissional sob a perspectiva da economia solidária, o uso de tecnologias sociais como: internet, sistemas de operações informatizados; elaboração de plano de negócios autônomos e cooperados, além do mais, visitas-técnicas, entre outras atividades que estão no plano do curso.

Ao final acontecerá a Avaliação do Desempenho Profissional em que o trabalhador deverá demonstrar por meio de atividades práticas, seu conhecimento e domínio da área o que engloba os conhecimentos científico e tecnológico relacionado à profissão. Todo este processo será acompanhado por uma equipe multidisciplinar.

Para receber a certificação da Rede CERTIFIC o candidato que passou pelas etapas do processo de Reconhecimento de Saberes e que não tenha concluído o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio, poderá ingressar nos Cursos PROEJA FIC (Programa de Formação Inicial e Continuada) oferecido pelo Instituto ou cursos ofertados por instituições de ensino parceiras ao programa, para que possa concluir os estudos.

Após a conclusão de todo o processo avaliativo o candidato receberá a Certificação Profissional emitida pela Rede CERTIFIC o que dará ao trabalhador o poder de gozar dos direitos profissionais definidos pelos órgãos reguladores e associações de classe.

CALENDÁRIO DE INCRIÇÃO POR CAMPUS

 

Campus - CÁCERES – Programa CERTIFIC – PESCA E AQUICULTURA

 

ETAPAS

DATA

LOCAL/HORÁRIO

Pré-Inscrição

16 de agosto a 10 de setembro de 2010.

Secretaria Escolar do IFMT – Campus Cáceres e do Núcleo Avançado do Pantanal em Poconé – MT.

Das 08h às 11h e dás 14h ás 17h

Participação em Evento de Orientação

13 a 15 de setembro de 2010.

Dia 13/09/10 ás 08h no Núcleo Avançado do Pantanal – Poconé – MT;

Dia 15/09/10 ás 19h no IFMT – Campus Cáceres.

Inscrição – Questionário Sócio-profissional

20 a 28 de Setembro de 2010

Campus Cáceres e Núcleo Avançado do Pantanal – Poconé – MT.

Das 08h às 11h e das 14h às 17h

Divulgação do Calendário de Matriculas para o Processo de Reconhecimento de Saberes a todos os GRUPOS pré-estabelecidos a partir das declarações obtidas no Questionário Sócio- Profissional.

04 de Outubro de 2010

Site do IFMT, Murais do Núcleo Avançado do Pantanal – Poconé e IFMT – Campus Cáceres.

 

Campus - CUIABÁ – Programa CERTIFIC – HOSPITALIDADE E LAZER

 

ETAPAS

DATA

LOCAL/HORÁRIO

Pré-Inscrição

16 de agosto a 10 de setembro

Sala de Memória do Campus Cuiabá Octayde Jorge da Silva

Das 08h às 11h 30 e das 14h às 17h 30

Participação em Evento de Orientação sobre o Programa CERTIFIC.

14 e 15 de setembro

Sala de Projeções do Campus Cuiabá Octayde Jorge da Silva ás 19h

Inscrição – Questionário Sócio-profissional

20 a 27 de setembro

Sala de Memória do Campus Cuiabá Octayde Jorge da Silva

Das 08h às 11h 30 e das 14h às 17h 30

Divulgação do Calendário de Matricula para o Processo de Reconhecimento de Saberes a todos os GRUPOS pré-estabelecidos a partir das declarações obtidas no questionário sócio- profissional.

04 de Outubro

Site do IFMT, murais do Campus Cuiabá Octayde Jorge da Silva.

 






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/22734/visualizar/