Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ECONOMIA
Quarta - 11 de Agosto de 2010 às 23:27
Por: Anna Karina Spedanieri

    Imprimir


Mais de 70% das micro e pequenas empresas brasileiras fecham as portas nos primeiros cinco anos de vida, segundo o Sebrae (SE). A falta de planejamento em relação aos aspectos financeiros é uma das principais razões para o fracasso, explica Antonio De Julio, especialista em desenvolvimento pessoal e financeiro do programa Moneyfit.

Para que um novo empreendedor tenha sucesso futuramente  é preciso seguir alguns cuidados quando o assunto é a vida financeira do novo negócio. Antonio De Julio explica que o futuro empreendedor precisa ter duas reservas financeiras distintas: a primeira pode ser chamada de "bote salva-vidas pessoal" que deverá estar reservada apenas para ser usada caso o negócio dê errado. Essa reserva vai atender as necessidades básicas de uma pessoa (o indicado seria uma reserva que dure 10 meses). Esse planejamento impedirá que a pessoa “quebre” caso tenha que abandonar o seu negócio.

Além disso, é preciso definir estratégias para que a própria empresa tenha uma reserva financeira de um ano no mínimo. “ Essa segunda reserva que um empreendedor deve ter e que muitas vezes é esquecida na  hora do planejamento, é  a reserva de fluxo de caixa, que vai manter a empresa funcionando enquanto ela não conseguir lucrar o suficiente para suprir todas as despesas. Essa reserva também deve levar em conta as necessidades de sustento do(s) empreendedor(es).

“Em relação à análise de risco, o empreendedor tem que ter a missão de separar o "emocional" do "racional", para realmente saber se está investindo seu tempo e dinheiro de forma correta.O segredo é saber o que fazer se der errado. Por mais que tenha planejamento, não temos controle total da situação”, destaca Antonio De Julio.

Para ter uma ideia se  um novo negócio pode dar certo ou não, a questão do planejamento é indispensável, mas não é a garantia de sucesso para o novo negócio. “As pessoas precisam entender que não temos controle total da situação e que imprevistos podem e vão acontecer para quem pretende abrir uma nova empresa. Se o controle financeiro pessoal é importante para os momentos de turbulência nas nossas vidas, o controle financeiro da empresa com certeza é muito mais importante, pois envolve a "saúde" dos empreendedores, funcionários e fornecedores”, alerta Antonio De Julio.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/22750/visualizar/