Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
MEIO AMBIENTE
Sábado - 07 de Agosto de 2010 às 13:25
Por: RAFAEL DE SOUSA

    Imprimir


Marcos Negrini/Setecs-MT
Posto de separação da coleta de produtos recicláveis do projeto Vale Luz
Posto de separação da coleta de produtos recicláveis do projeto Vale Luz
O meio ambiente é um dos principais assuntos em qualquer lugar do mundo. De olho nessa necessidade e com o objetivo de preservar o ambiente e ainda gerar renda, a Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), lançou em 2006 o projeto “Vale Luz”, que possibilita aos cidadãos trocarem latinhas de alumínio e garrafas plásticas, por bônus a serem descontados na fatura de energia elétrica. Em quatro anos, o programa já virou referência nacional e já arrecadou 1.660 kg de garrafas plásticas e 785 kg de latas de alumínio, totalizando uma arrecadação de aproximadamente de 2.500 kg.

Foi por meio de uma reportagem na revista mato-grossense Camalote, que dona Elaine Guillich Verdum e o filho Guilherme Eduardo Verdum, proprietários do Hotel Diplomata em Várzea Grande, começaram a fazer parte do projeto. De acordo com Elaine, todos os recicláveis são trocados por bônus e divididos com os funcionários do Hotel. “Nós separamos todo o material e em seguida levamos ao posto de trocar, assim, economizamos e contribuímos com o meio ambiente”, afirmou ela.

Quem gostou do projeto foi a governanta Catarina da Costa. Viúva e mãe de três filhos, ela afirma que esse desconto na conta de energia ajuda na economia doméstica. “Além de aprender a cuidar melhor do lixo reciclável e do meio ambiente, percebi que é uma atividade lucrativa já que recebo desconto na conta de energia. Posso confessar, ficou bem mais fácil cuidar do planeta”.

Para efetuar a troca de embalagens como, por exemplo, garrafas de desinfetantes, água sanitária, detergente, entre outros, basta o cidadão se dirigir a um dos cinco postos de troca – Modelo da Avenida Miguel Sutil, Ponte Nova, Coxipó e CPA3, no horário entre 8h e 18h. A pesagem é feita na hora e a pessoa já recebe o ticket com o valor do bônus que será abatido na fatura da conta de luz.

As empresas Bimetal, Rede Cemat, Mercado Modelo e Bioterra, parceiras do Vale Luz, ajudam o Governo do Estado a cuidar melhor da nossa terra. “Big Bags”, que no português significa grandes sacos, foram colocados em prédios e órgãos públicos, e todos os bônus arrecadados com a venda dos recicláveis serão doados a instituições sociais.

Para o secretário da Setecs, Jean Estevan, todo esse aparato, tem como objetivo cuidar melhor do nosso Estado. “Em 2009, reformulamos o projeto para que neste ano de 2010 fosse relançado. O Vale Luz tem ajudado as famílias a pagarem a conta de energia e terem uma qualidade de vida melhor, já que essas pessoas tiram do lixo aquilo que pode ser reciclado, ajudando a melhorar o meio ambiente. A nossa meta é aumentar essa arrecadação a cada dia e é por isso que acreditamos nesse trabalho. Existem pessoas que conseguiram pagar toda a conta de energia apenas com o bônus do programa”.

Se você ficou interessado e quer participar do projeto, procure nossos postos de trocas em um dos cinco Supermercados Modelo situados na Capital e Várzea Grande. 





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/22789/visualizar/