Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ECONOMIA
Terça - 20 de Julho de 2010 às 17:31

    Imprimir


Ao contrário do verificado em outras formas de pagamento e financiamento, a inadimplência com cheques continua em queda. De janeiro a junho de 2010, foram devolvidos 1,87% de cheques em todo o país. Foi o menor percentual para o 1º semestre em cinco anos, conforme revela o Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos.

O mês de junho, por sua vez, apresentou 1,75% de devoluções de cheques, menor valor desde fevereiro de 2005.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, as quedas na inadimplência com cheques estão refletindo uma mudança na preferência de financiamento do consumidor. Em ambiente de juros em alta, maior endividamento e de inadimplência também crescente, o consumidor tem preferido outras formas de parcelamento que lhe possibilitem a rolagem da dívida, sobretudo com pagamentos parciais. Mas os cheques pré-datados já não oferecem prazos de financiamento tão alongados quanto o de outras formas.

A menor utilização do cheque ante a expansão dos cartões de débito e de crédito, não explica a melhora em sua qualidade. O cheque tem sua qualidade ampliada por ser de rápido registro da inadimplência, o que, no momento, pode não atender aos objetivos de alguns consumidores.

A perspectiva é de que a inadimplência com cheques continue recuando por este trimestre, podendo sofrer algumas pressões de elevação com o Dia das Crianças e as festas de final de ano.

*Confira abaixo tabela com o total de cheques devolvidos e compensados.

Nos estados e regiões             

De janeiro a junho, o Amapá foi o estado com o maior percentual de cheques devolvidos (11,31%). São Paulo, por sua vez, foi o estado de menor percentual (1,43%). Entre as regiões, o Norte apresentou maior percentual de devolução de cheques nos seis primeiros mêses do ano, com 4,20%. Na outra ponta do ranking está o Sudeste, com 1,54%. 






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/22959/visualizar/