Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
EDUCAÇÃO
Segunda - 19 de Julho de 2010 às 13:49
Por: Ana Okada

    Imprimir


Alunos do terceiro ano do ensino médio do Colégio Vértice, em São Paulo, tiveram a maior média de notas no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009. Por mês, eles pagam mensalidade de R$ 2.756.

Em escolas públicas, segundo dados do MEC (Ministério da Educação), o custo anual do estudante da educação básica é de cerca de R$ 2.600. Esse valor corresponde ao gasto público total por aluno -- ou seja é a soma do investimento das três esferas públicas (municipal, estadual e federal). Também incluir verba de merenda e livro didático, além das despesas com salário de professores.

Localizada em São Paulo, a melhor do país tirou 749,70. A melhor escola pública no Enem 2009 obteve 734,66. Foi o Coluni, Colégio de Aplicação da UFV (Universidade Federal de Viçosa), em Viçosa, interior de Minas Gerais. 

Nos últimos anos, o Vértice esteve sempre entre os colégios mais bem colocados no índice. "Para nós, não deixa de ser um prêmio, mas não vamos transformar isso numa fobia [de perder o primeiro lugar], porque não tem sentido. Isso é uma consequência natural do trabalho feito no dia a dia", diz Adilson Garcia, um dos diretores do colégio.

Para ele, o resultado se deve à proposta pedagógica da instituição, que valoriza a "criação do hábito de estudos". "Trabalhamos de forma que o aluno comece a estudar regularmente. Nosso aluno não é aquele que só vai tentar aprender para fazer a prova bimestral", diz.

Outro fator que Garcia aponta como decisivo para o bom desempenho são as avaliações: "Temos avaliações semanais, bimestrais e também contam notas de seminários e projetos, além de uma nota quantitativa, que vai de 0 a 10, e uma nota qualitativa, que é a atribuição do professor para a participação do aluno", explica.





Fonte: uol.com

URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/22974/visualizar/