Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Domingo - 18 de Julho de 2010 às 21:05
Por: Juliana Scardua

    Imprimir


Assessoria

Em visita a Tangará da Serra neste final de semana, os candidatos da chapa majoritária da coligação Mato Grosso em Primeiro Lugar selaram um pacto na defesa por mudanças no Zoneamento Agroecológico da Cana-de-Açúcar (ZAE Cana), que hoje impõe verdadeiros entraves econômicos à região. Juntos, os candidatos ao Senado Blairo Maggi (PR) e Carlos Abicalil (PT) e o governador Silval Barbosa (PMDB), candidato à reeleição, firmaram o compromisso junto à população local de que cobrarão a flexibilização do ZAE Cana no Congresso Nacional e junto à União.

Sancionado por meio de um decreto presidencial em setembro de 2009, o ZAE Cana impôs verdadeiras amarras à atividade canavieira em Tangará e municípios circunvizinhos, a maior região produtora de álcool e açúcar em Mato Grosso. O zoneamento proíbe a expansão de canaviais na Amazônia, no Pantanal e na Bacia do Alto Paraguai – região última que abriga Tangará. Diante dessa imposição legal, duas usinas que iriam se instalar na área abortaram os investimentos que gerariam quase 10 mil novos empregos.

“Eu, junto com o Abicalil no Senado, com o Silval defendendo Mato Grosso aqui no governo, com os nossos deputados federais, todos juntos, vamos cobrar da União mudanças nessas regras. A sociedade precisa de mais empregos, e isso só é possível com o desenvolvimento da economia de Mato Grosso, com novas indústrias”, declarou Maggi durante ato político que formalizou a largada da campanha majoritária em Tangará da Serra.  

As palavras também foram endossadas pelo candidato ao Senado Carlos Abicalil e pelo governador Silval Barbosa. “Sabemos, sim, da importância da atividade sucroalcooleira para a região e entendemos que é possível conciliar o desenvolvimento socioeconômico com a preservação ambiental. Estaremos engajados nessa luta em prol da região”, afirmou Abicalil. “Essa bandeira será de todos nós. Sabemos da importância dessa questão para Mato Grosso. A população de Tangará e região pode contar conosco”, declarou Silval.      

Em visita à cidade há poucos dias, o candidato ao Senado Blairo Maggi já havia alertado publicamente para os prejuízos causados pelas amarras do ZAE Cana à região. No contato com as comunidades, foram vários os relatos de temor com os impactos da proibição de expansão da atividade que há décadas é a grande fonte de renda na área.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/22983/visualizar/