Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
TURISMO
Domingo - 18 de Julho de 2010 às 20:38
Por: RAQUEL TEIXEIRA

    Imprimir


Guilherme Filho/Secom-MT
Produção de rapaduras na comunidade de Bonsucesso, em Várzea Grande
Produção de rapaduras na comunidade de Bonsucesso, em Várzea Grande
A secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo está organizando junto com a prefeitura de Várzea Grande ações para qualificação profissional voltada a profissionais de segmentos turísticos, e de promoção e divulgação do turismo para o município.

Reunidos na sexta-feira (16.07), a secretária de Estado Vanice Marques, o prefeito Murilo Domingos e o secretário de Turismo de Várzea Grande, Joel Bulhões definiram algumas estratégias para melhorar a divulgação do município, levando em conta que a cidade tem tradicionais comunidades que tem na culinária regional e no artesanato alguns dos mais importantes símbolos do município – Bonsucesso e suas peixarias famosas, as redeiras de Limpo Grande e a cabeça de boi assada da Passagem da Conceição.

Entre as ações discutidas entre a prefeitura e a Sedtur está a qualificação profissional dos trabalhadores que atuam em restaurantes e peixarias na comunidade de Bonsucesso, além de maior articulação junto ao trade turístico do município para dar mais visibilidade ao potencial que existe em Várzea Grande, com maior promoção, por exemplo, do trabalho ricamente desenvolvido pelas redeiras da comunidade de Limpo Grande e de outros tipos de artesanato produzido, além do fortalecimento da Casa do Artesanato. A região de Limpo Grande tem em torno de 80 famílias que tentam preservar a tradição da confecção de redes em tear passada de mãe para filha há mais de 100 anos.

Na comunidade várzea-grandense de Bomsucesso, as opções para apreciar os deliciosos peixes do rio Cuiabá são variadas – frito, assado, ao molho – e ainda os doces feitos pelas mulheres e homens do distrito, conferindo de perto nos grandes tachos de zinco todo o processo de produção.

“Várzea Grande tem um potencial rico, com opções que podem agradar o turista que desce no aeroporto e pode buscar ali mesmo uma boa peixaria para apreciar a culinária regional, pode ir a Limpo Grande e conhecer a tradição e o trabalho belíssimo que as mulheres de lá realizam. Vamos planejar essas ações junto com a prefeitura de forma que possamos agregar mais valor a esse potencial turístico e ter pessoal mais capacitado para atender bem quem chega a Cidade Industrial”, comentou a secretária de Desenvolvimento do Turismo.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/22984/visualizar/