Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ECONOMIA
Sexta - 16 de Julho de 2010 às 13:23

    Imprimir


Um grupo de empresários de Mato Grosso participou na tarde desta sexta-feira (15.07), do lançamento da Missão Empresarial Brasileira à China 2010 – 108ª Canton Fair, na Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso, por meio de videoconferência. O evento foi organizado pelo Centro Internacional de Negócios (CIN-MT) em parceria com a Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Durante a videoconferência, os palestrantes deram noções sobre o principal parceiro internacional do Brasil, a China e a importância da missão para o empresário que quer fazer negócios com o mercado chinês. “É uma ótima oportunidade para o empresário, principalmente para monitorar tendências do mercado e para aqueles que ainda não comercializam com os chineses”, avalia a coordenadora do CIN-MT, Gabriela Fontes.

Para o empresário Edson Almeida, a videoconferência foi importante para conhecer a proposta da missão, já que ele tem interesse em firmar contratos com aquele país. “Estou buscando formas de tornar minha empresa mais competitiva e baratear os custos. Uma viagem para a China é uma ótima alternativa para isso”, destaca, informando que irá analisar a proposta da missão.

Orientações - O diretor do Grupo China Trade Center, Pan Faming, que proferiu palestra no lançamento da missão, deu algumas dicas para os empresários que querem iniciar negociação com as empresas chinesas. Entre as orientações estão: tomar cuidado com as ofertas abaixo do mercado e a qualidade do produto; ser claro em relação às especificações do produto que está negociando; certificar-se que a negociação está sendo feita direto com o fabricante e procurar buscar mais de um fornecedor nas feiras. Além dessas dicas, ele alertou que todos aqueles que forem firmar negócio devem ter conhecimento básico dos termos de comércio exterior.

Outra orientação é que o empresário se familiarize com a cultura chinesa. “Existe muita diferença entre o Brasil e a China. O comportamento é diferente. É importante conhecer um pouco da cultura da China e a forma de negociação”, salientou Pan Faming. 






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/23001/visualizar/