Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADANIA
Quarta - 07 de Julho de 2010 às 08:28
Por: MARCELLA MAGALHÃES

    Imprimir


Policiamento Escolar
Policiamento Escolar

Projeto Papo Aberto. Esta é a denominação de um projeto desenvolvido pela Prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria de Esportes e Cidadania, cujo objetivo é realizar a prevenção ao uso e abuso de drogas lícitas e ilícitas em Cuiabá. O projeto conta ainda com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e da Superintendência da Polícia Federal em Mato Grosso, segundo o secretário de Esportes, professor Neviton Moraes.

“A prevenção primária é considerada um fator de extremo potencial no combate efetivo ao uso abusivo de drogas”, explicou o presidente do Conselho Municipal Antidrogas – Comad, Alberto Amaral, acrescentando que este será o foco do projeto. Ele acrescentou que o projeto pretende alertar a criança e o adolescente para o perigo do uso de drogas e suas conseqüências, através da implementação do tema no processo educativo.

Segundo o secretário Neviton Moraes, o projeto “Papo Aberto” possibilita ainda uma interatividade maior entre palestrantes e participantes, que podem tirar dúvidas sobre os prejuízos causados pelas drogas e a importância da prevenção. Ele acredita que só o aprofundamento do debate desta questão, de forma simples, será possível convencer o jovem sobre os riscos que corre.

O presidente do Comad explica que a comunidade científica reconhece que o uso indevido de drogas lícitas e ilícitas, além de ser um problema de segurança pública, deve ser tratado fundamentalmente como um grave problema de saúde pública. “Reconhece ainda que o problema é mais grave em Mato Grosso, que faz fronteira extensa com a Bolívia, um país considerado o maior produtor mundial de cocaína”, complementando que “isto faz de nosso Estado um corredor internacional do tráfico de drogas”.

Amaral observa que “tal realidade exige uma ação conjunta e o compartilhamento de responsabilidades, incluindo esforços dos governos Federal, Estadual e Municipal, além das comunidades e famílias, grupos de cidadania, Escolas, sociedade civil organizada e do setor produtivo”.

Para o secretário da pasta, professor Néviton Moraes prevenir o uso de drogas não é tarefa única dos governos, pois é necessário o apoio e a participação da sociedade, mobilizando a comunidade, unindo forças, tornando possível aumentar a participação nos programas de prevenção e ampliar o impacto social. “Este projeto é de natureza multiplicadora na prevenção reconhecendo a educação, a apropriação do conhecimento como um importante fator de proteção social contra o uso das drogas”, pontuou.

Durante as palestras serão abordados os seguintes temas:

- Droga x Sociedade: Aspectos sócio-históricos - relação do homem com as substâncias psicoativas ao longo da história e da cultura

- Substâncias Psicoativas e principais conceitos (Drogas de abuso, lícitas e ilícitas- uso indevido)

- Classificação das substâncias psicoativas e sua ação sobre o Sistema Nervoso Central- CNC

-Critérios diagnósticos e efeitos das drogas no organismo, considerando os diferentes tipos e uso

- O uso e o tráfico de drogas e suas consequências no mundo da criminalidade






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/23087/visualizar/