Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CULTURA
Terça - 06 de Julho de 2010 às 17:58
Por: ALINE PACHECO

    Imprimir


Arquivo
Vistoria da rede telegráfica 1934
Vistoria da rede telegráfica 1934

Marechal Cândido Rondon foi o homenageado em uma das comemorações do 21 º aniversário de emancipação política do município de Campo Verde, na última sexta-feira (02.07) com a inauguração da réplica da primeira estação telegráfica de Mato Grosso, construída em 1896, por Rondon, no Capim Branco.

A Secretaria de Estado de Cultura (SEC/MT) e a Prefeitura Municipal investiram R$ 160 mil para a realização da obra. O novo prédio vai abrigar o museu do município – Museu Rondon, como forma de resgatar a história de Campo Verde. Além da parceria na restauração a SEC doou para o Museu uma tela em óleo de Marechal Rondon do artista Vitor Hugo e cópia de 18 fotografias da expedição de Rondon ambas do arquivo do Museu Histórico de Mato Grosso (MHMT) para a exposição “A saga de Rondon”.

Esse também tem parceria com o Museu de Campo Verde, “o MHMT nos emprestou a mostra ‘Centenário de Rondon’, que ficará um mês em exposição juntamente com os materiais doados pela SEC”, conta a coordenadora de Turismo e responsável pelos museus do município Patrícia Alves.

BREVE HISTÓRICO

O levergense Cândido Mariano da Silva Rondon mais conhecido como Marechal Rondon, levado à vida militar pela perda precoce dos pais – a Escola Militar era gratuita e oferecia soldo de tenente aos que fixavam residência -, abriu caminhos e desbravou terras, lançando linhas telegráficas, fazendo mapeamentos do terreno e estabelecendo relações cordiais com os índios dos quais descendia. Cândido Rondon Morreu aos 92 anos no Rio de Janeiro.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/23089/visualizar/