Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CULTURA
Domingo - 04 de Julho de 2010 às 19:10
Por: DANIELLE CUNHA

    Imprimir


Ednilson Aguiar/Secom-MT
Governador Silval Barbosa participa da missa de São Benedito
Governador Silval Barbosa participa da missa de São Benedito

Fé e devoção marcaram a manhã de mais de dois mil fiéis que participaram da missa no raiar do dia, deste domingo (04.07), durante a tradicional Festa de São Benedito, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, que ocorre anualmente em Cuiabá. O governador Silval Barbosa participou da celebração, como autoridade máxima do Estado e também como forma de compartilhar das festividades.

Na oportunidade foi lançado o selo ‘Arquitetura e festas religiosas’ dessa tradicional basílica, que simboliza o reconhecimento da arte barroca setecentista no centro do Brasil, bem como os negros em Cuiabá, que já reverenciaram São Benedito. “A Paróquia promove outros eventos significativos durante o ano”, disse o diretor regional adjunto dos Correios, Dílson Leocádio Rosa ao explicar a importância da escolha da fachada da igreja para estar estampada no selo do Correios. “O objetivo é ainda valorizar a cultura e o patrimônio artístico e religioso”, frisou Dílson.

Segundo informou o pároco da igreja, Ildo Inácio Rasch, a abrangência será em todo o Brasil, sendo que três mil exemplares desta edição da igreja cuiabana serão disponibilizados para venda. Também serão emitidos a mesma quantidade de cartões postais com os mesmo traços. O selo será vendido nas agências dos Correios e pela internet a um custo de R$ 1,00.

Rasch destacou a fé atuante do povo no centro do Brasil e disse que hoje essa é uma devoção que faz parte da população cuiabana, independente de raça ou classe social. “Este é um referencial religioso que enaltece e divulga Mato Grosso como um Estado de tradições culturais no mundo. Essa é uma propagação da fé cuiabana”.

Depois do lançamento oficial do selo o governador participou da missa e logo após seguiu para conhecer as dependências da igreja, bem como a cozinha, onde são preparadas as tradicionais comidas cuiabanas servidas durante todos os dias de festa.

Para o governador Silval Barbosa é um motivo de orgulho participar da maior festa religiosa de Mato Grosso. “Ano passado estive aqui visitando e vendo esse grande número de devotos de São Benedito. O público só aumenta e mostra que é preciso ter fé acima de tudo. Esse é um momento de agradecer a Deus pelas famílias aqui presentes”, disse.

Silval falou ainda da satisfação de lançar o selo ‘Arquitetura e festas religiosas’, que é mais um ponto importante porque é mais um marco turístico que será divulgado para todo o Brasil.

O chefe do Executivo estadual ressaltou também o papel importante que a igreja tem no que se diz respeito a agregar famílias e ajudá-las, principalmente no papel social.

FÉ E DEVOÇÃO

Um dos festeiros de São Benedito, o funcionário público Carlos Aguiar falou da emoção de participar dessa festividade e disse que essa festa é a segunda maior do mundo, perdendo apenas para outra do mesmo gênero, realizada na Itália. “Tudo isso é sinônimo de fé. Hoje para a procissão esperamos superar o público do ano passado, num sinal de devoção a São Benedito”.

Ana Eleontina de Guimarães Souza, 62 anos, devota do santo desde quando a neta teve um grave problema de saúde, contou que era incrédula e que não frequentava a igreja. “Foi onde me agarrei quando vi que a situação da minha neta piorava: na fé. Fiz uma promessa a São Benedito e graças a Deus ele me atendeu. Hoje minha netinha está uma mulher feita e com ótima saúde. Serviu de lição para mim, para minha vida. Hoje sou devota, tenho uma fé inabalável e não perco um dia dessa festa”, disse, ao mostrar debaixo de uma saia longa, os pés descalços, em penitência e como pagamento de sua promessa.

Para ela, mais do que uma festa, esse evento representa um momento de oração onde todos se unem em um só coro para fazer seus pedidos e agradecer pelas bênçãos em suas vidas.

A festividade teve início dia 01 e segue até este domingo (04.07) com a procissão, missa, chá com bolo, apresentações culturais e feiras de comidas típicas.

Estiveram presentes da missa o secretário da Casa Militar Cel Moraes, o comandante geral da Polícia Militar, Cel Farias, o deputado estadual Sérgio Ricardo, o deputado federal Chico Daltro e os vereadores Francisco Vuolo e Domingos Sávio.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/23117/visualizar/