Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SEGURANÇA
Sábado - 03 de Julho de 2010 às 13:43
Por: LUCIENE OLIVEIRA

    Imprimir


Conjunto de ações integradas com oferta de projetos voltados a promoção de uma polícia-cidadã, à melhoria da estrutura comunicacional e tecnológica das delegacias, aproximação da polícia com a comunidade, combate às drogas e crimes cibernéticos, resumem o pacote de projetos da Polícia Judiciária Civil. Quinze foram transformados em convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Os recursos são do Fundo Nacional de Segurança Pública e do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).

Meneghini/Secom-MT
Apresentações culturais no Pedra 90, durante programação do Projeto de Cara Limpa Contra a Droga, promovido pela Policia Civil

Este ano, a Polícia Civil encaminhou quatro projetos para captação de recursos do Pronasci. Os projetos estão na ordem de R$ 7,3 milhões e têm como eixo central a integração das políticas de segurança pública com ações sociais e melhorias da infraestrutura das unidades policiais. Duas propostas objetivam o provimento de soluções para o combate à criminalidade com aquisição de equipamentos para setores estratégicos. Outras duas estão voltadas ao atendimento dos direitos da criança e do adolescente em situação de risco e ao enfrentamento da violência doméstica.

Para a diretora adjunta da Polícia Judiciária Civil, Thaís Camarinho, os projetos são oportunidades de incrementar as atividades desenvolvidas pela polícia, pois os recursos financeiros vão ajudar no realinhamento das ações policiais. “É com projetos socioeconômicos que recursos são aplicados na Segurança Pública, investimentos fundamentais para o cumprimento da missão institucional da Polícia Civil”, ressalta.

Para 2010, a Polícia Judiciária Civil por meio da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), enviou as seguintes propostas a serem inseridas nas ações do Pronasci: Aquisição de equipamentos de Infraestruturas para Implementação do Sistema de Rádio Comunicação da PJC (Ação Pronasci 07); Aquisição de equipamentos de Infraestruturas da Gerência de Investigações Especiais Gerais (GIG) (ação Pronasci 07); De Bem Com a Vida – Garantias de Direitos da Criança e do Adolescente em Situação de Risco (Ação Pronasci 76); Consolidação da Política Nacional de Enfrentamento da Violência e Implementação da Lei Maria da Penha (Ação Pronasci 07).

Aos policiais interessados em desenvolver projetos, a Polícia Civil disponibiliza em seu site informações necessárias para elaboração das propostas, as linhas de ações, em que os projetos podem estar inseridos, e um modelo em branco de projeto. As informações estão no menu Projetos, no site da PJC.
Devido ao período eleitoral, o prazo para o envio de projetos à Senasp finalizou no último dia 02 de julho.

CONVÊNIOS

Quinze projetos encaminhados entre os anos de 2007, 2008 e 2009 foram transformados em convênios com a Senasp. Dos projetos enviados em 2009 foram aprovadas as propostas: Construção Social da Paz – De Cara Limpa Contra as Drogas; Aquisição de Coletes Balísticos; Curso de Tiro Policial; Gestão da Modernização Tecnológica das Unidades de Segurança Pública. Os convênios estão sendo executados.

Em 2008, a Polícia Civil conseguiu a aprovação de oito projetos que ainda estão em vigência. São eles: Arte, Cultura e Ação, projeto voltado à valorização policial; Formação e capacitação continuada dos servidores da área de segurança e desenvolvimento das habilidades e desempenho técnico-profissional; Planeta Água, para reaparelhamento da Delegacia do Meio Ambiente; Ampliação e aparelhamento da Diretoria de Atividades Especiais, modernização das investigações dos crimes de trânsito; criação e implantação de estrutura tecnológica para investigar os crimes eletrônicos; Quatro Estações, Polícia Judiciária Civil na comunidade.

De convênio firmado em 2007, foram executados os projetos: de Expansão do Centro de Responsabilização de Rondonópolis, Sinop e Tangará (destinado ao combater da exploração sexual infanto-juvenil); descentralização do sistema guardião (equipamento de inteligência policial); e ampliação da estrutura tecnológica e apoio operacional das unidades nas atividades policiais. O recurso disponibilizado está na ordem de R$ 900 mil.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/23118/visualizar/