Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
MEIO AMBIENTE
Terça - 29 de Junho de 2010 às 23:49
Por: Jennifer Toledo

    Imprimir


Será votado nesta quarta-feira (30/06), pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o relatório final do grupo de trabalho criado para analisar as implicações do uso do amianto e seus efeitos sobre a saúde e o meio ambiente. Depois do último pedido de vistas pelos deputados, o documento irá pela segunda vez a pleito.

O relator do grupo, deputado Edson Duarte (PV-BA), que é líder do PV, apresentou parecer favorável à eliminação do amianto da cadeia produtiva brasileira. O relatório propõe, entre outros pontos, a aprovação de diversos projetos com esse objetivo, a destinação de recursos para pesquisas de fibras alternativas e para o tratamento de vítimas do amianto.


A Associação Brasileira das Indústrias e Distribuidoras de Produtos de Fibrocimento (Abifibro), entidade que reúne as empresas fabricantes e fibrocimento SEM A ADIÇÃO DO AMIANTO, quer ser fonte sobre este assunto.

A Abifibro trabalha para que o Governo aprove lei que dite a substituição do amianto no Brasil em um prazo determinado para a adequação das empresas, uma vez que hoje já há substituto para esse produto.

Mais de 58 países já baniram o amianto. O Brasil ainda não faz parte desta lista e ainda permite o uso controlado do mineral ainda é permitido, mas quatro estados brasileiros já proíbem a produção, transporte e manuseio do amianto em seu território: Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pernambuco e São Paulo. Neste último, há um Projeto de Lei que pretende eliminar o efeito da lei paulista, o que seria um retrocesso!

Lembramos que o Brasil já conta com tecnologia aprovada para o uso de fibras alternativas. Essas fibras já foram analisadas e aprovadas pelo Ministério da Saúde e recomendadas para substituírem o amianto nos produtos de fibrocimento, o que já vem ocorrendo. 






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/23147/visualizar/