Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
EDUCAÇÃO
Terça - 22 de Junho de 2010 às 20:28

    Imprimir


O professor doutor e Pró-Reitor de Extensão do Instituto Federal de Mato Grosso, João Vicente Neto publicou no final do mês de maio, o artigo científico intitulado "Fatty acid profiles in meat from Caiman yacare (Caiman crocodilus yacare) raised in the wild or in captivity"  - Perfil de Ácidos Graxos em Carne de Jacaré do Pantanal criado em cativeiro ou em habitat natural - , no volume 85, Issue 4 da revista Canadense Meat Science.

A revista é acessada por milhares de pesquisadores na área de ciência e tecnologia de carnes em mais de 100 países e é tratada pela comunidade científica da área como a mais importante e conceituada, sendo, portanto, referência para citações em diversas dissertações, teses e papers no mundo.

Para o professor doutor, João Vicente Neto, a publicação do artigo científico é uma ação importantíssima para o Instituto Federal de Mato Grosso, pois se "quisermos pleitear nossos próprios programas de pós-graduação, temos urgentemente que incentivar nossos pesquisadores a publicarem em revistas internacionais, com grande impacto e grande fator de impacto nas avaliações da CAPES".

Na pesquisa foi detectado que os ácidos graxos presentes em animais de habitat natural (selvagens) a maior proporção são os polinsaturados e ácidos graxos da família Omega 3. "Esses ácidos a nível nutricional para o ser humano são importantes coadjuvantes na prevenção de obstrução de artérias por deposição de gorduras. Consumindo esse tipo de carne, indiretamente consome-se esses ácidos graxos que contribuem para uma melhor qualidade de vida",  ressalta João Vicente Neto.

Este artigo é parte da dissertação de mestrado do autor, que conseguiu realizar seus estudos, pesquisa científica e defesa de dissertação em apenas um ano, provando ser possível realizar estudos e pesquisas com excelente qualidade em pouco tempo. Outra curiosidade da pesquisa, diz o autor, é que a mesma partiu de uma demanda da cadeia produtiva da criação de jacarés do município de Cáceres.

"Ao sair do Campus Cáceres do IFMT em março de 2004 para iniciar meu estudo de mestrado, conversei com os dirigentes da Cooperativa de Criadores de Jacaré do Pantanal - COOCRIJAPAN, solicitando a eles quais os temas que poderíamos utilizar nos estudos científicos da dissertação e que pudessem colaborar para o desenvolvimento da cadeia produtiva de jacaré do pantanal. A resposta foi rápida e unânime: Não conhecemos nada sob os aspectos nutricionais da carne de jacaré, bem como necessitamos construir nossos rótulos com a composição nutricional para atendermos a legislação e comercializarmos a carne. Disseram os diretores da COOCRIJAPAN", relata João Vicente Neto.

Segundo o professor doutor, a partir da resposta dos diretores da Cooperativa foi discutido o projeto com a orientadora de mestrado, que de imediato acatou a idéia e iniciamos a pesquisa em junho de 2004, finalizando todo o processo em fevereiro de 2005, quando da defesa de tese da dissertação.

O estudo além da publicação deste artigo e de outros já publicados contribuiu também na confecção de todos os rótulos dos cortes da carne de jacaré do Pantanal comercializados pela COOCRIJAPAN, além da proposição de produção de vários produtos cárneos derivados da carne de jacaré do pantanal, como o hambúrguer de jacaré (jacburguer), lingüiça de jacaré, empanados de jacaré e mortadela de jacaré, tornando-se referência em pesquisas nesta área no país e agora no mundo.

"Fico extremamente feliz com a publicação do artigo na Meat Science, pois esta publicação era sonhada desde ano passado quando da submissão do mesmo, ainda em dezembro de 2009. Eu tinha plena convicção da publicação na revista em relação ao artigo. Além de ser um assunto da temática atual em qualidade de carnes, trata-se de um estudo com uma espécie silvestre de nosso país que possui poucos estudos relacionados a qualidade de carnes, bem como, em relação à sua industrialização", diz.

O professor comentou que este é o primeiro de muitos artigos a serem publicados por ele em revistas com alto impacto. "Desde o começo do ano trabalho em dois artigos que serão encaminhados as revistas Food Chemistry e Chemistry and Physics of Lipids. Nosso objetivo é sermos referência mundial na área de pesquisa de ciência e tecnologia de carnes de animais silvestres."






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/23201/visualizar/