Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
MEIO AMBIENTE
Terça - 22 de Junho de 2010 às 08:36
Por: MARIA BARBANT

    Imprimir


Marcos Vergueiro

Integrantes do Fórum Mato-grossense de Mudanças Climáticas estão reunidos – nesta segunda (21.06) e terça-feira (22.06) -, no Auditório da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), para discutir a minuta da Política Estadual de Mudanças Climáticas.

Durante esses dois dias, a minuta será discutida com dois consultores, contratados pelo ICLEI-Governos Locais pela Sustentabilidade, por meio do Projeto PEClima, a fim de que o documento possa ser consolidado e encaminhado para aprovação.

As discussões para a definição Política Estadual de Mudanças Climáticas estão sendo realizadas no âmbito do Fórum Mato-grossense de Mudanças Climáticas, na Câmara Temática sobre o assunto.

O coordenador de Mudanças Climáticas da Sema, Maurício Phillip, disse que essas discussões “são fundamentais para que possamos dirimir as dúvidas com relação à construção da Política Estadual de Mudanças Climáticas, que atenda as necessidades do estado e da sociedade de uma forma ampla”.


PALESTRA

Também esta semana, no dia 23.06 (quarta-feira), o Fórum Mato-grossense de Mudanças Climáticas promove uma palestra sobre o tema “A experiência do Programa Estadual de Mudanças Climáticas/Proclima na realização do Inventário de Gases de Efeito Estufa do Estado de São Paulo”. A palestra será ministrada pela secretária executiva do Programa de Mudanças Climáticas do Estado de São Paulo/Proclima, Josilene Ferrer, no auditório do Parque Massairo Okamura, em Cuiabá, às 14h.

A palestra é parte de um conjunto de oficinas que vem sendo organizadas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema), com apoio do ICLEI-Governos Locais pela Sustentabilidade, por meio do Projeto PEClima.

CURRÍCULO

Josilene Ferrer é Mestre em Ciência Ambiental pelo Progama de Pós-Graduação em Ciência Ambiental da Universidade de São Paulo (Procam-USP), especialista em Gestão Ambiental pela Universidade de Campinas (Unicamp), e socióloga.

Profissional da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) desde 1986, onde é gerente de Clima e Energia e também secretária executiva do Programa de Mudanças Climáticas do Estado de São Paulo- Proclima desde 2005, além de coordenar a realização do Inventário de Gases de Efeito Estufa do Estado de São Paulo.

Josilene Ferrer foi a observadora indicada pela Cetesb para acompanhar os debates acontecidos nas Conferências das Partes do Protocolo de Kyoto desde 2005.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/23209/visualizar/