Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
DESENVOLVIMENTO
Terça - 22 de Junho de 2010 às 08:06
Por: DANIEL DINO

    Imprimir


Secom/MT
G-Gov (n) conta com uma aplicação georreferenciada com interface gráfica amigável de fácil manuseio
G-Gov (n) conta com uma aplicação georreferenciada com interface gráfica amigável de fácil manuseio

Para tornar o processo de decisão mais rápido e seguro em Mato Grosso, o Governo do Estado está colocando em prática o Sistema de Gestão Governamental - G-Gov (n). Trata-se de um software que centraliza as informações de todas as ações realizadas pelas Secretarias do Estado em cada município ou região, realiza cruzamento de dados, e oferta informações precisas sobre as demandas e impactos de cada decisão tomada pelo Governo.

O G-Gov será administrado pela Casa Civil e servirá de sustentação para o desenvolvimento de políticas públicas que envolvam múltiplas frentes de ação do Governo. “As decisões do Governo serão planejadas com base em dados disponibilizados por várias Secretarias. Com este programa poderemos ver o impacto que um projeto pode alcançar, quantas pessoas beneficiar, qual região está mais necessitada. Teremos como fazer previsões melhores, economizar em pesquisa de campo e acelerar que as políticas públicas cheguem a quem realmente necessita”, destacou o secretário-chefe da Casa Civil, Eder Moraes.

O G-Gov foi desenvolvido pelo Governo do Paraná, sendo utilizado por aquele Estado já há cinco anos. “Nossos técnicos estão recebendo o apoio da equipe do Governo do Paraná para trazer esta novidade para Mato Grosso. Juntamente com o Cepromat, estamos trocando experiências e adaptando a ferramenta a nossa realidade. Temos certeza que será um passo decisivo na modernização da gestão do Estado, na garantia que o Governo avance em direção aos processos eletrônicos e de qualidade administrativa”, pontuou Moraes.

O software de decisão foi desenvolvido com ferramentas e aplicativos em software livre, para operação através da internet. O sistema possui funcionalidades que permitem a visualização de relatórios e consultas com informações detalhadas dos empreendimentos, ações ou obras da administração direta e indireta.

Seus registros são mantidos através de formulários ou carga de dados que permitem que cada órgão do Estado realize a manutenção das informações sob sua responsabilidade e competência. O G-Gov (n) conta com uma aplicação georreferenciada com interface gráfica amigável de fácil manuseio. Após concluído a instalação, o software contemplará a visualização do mapa do Estado de Mato Grosso com funcionalidades que exibem, de forma simples e objetiva, as informações sobre as realizações do governo em cada município.

A estrutura de dados - agrupamento que representa um conjunto de obras ou ações - é parametrizada para conter as informações necessárias de cada empreendimento. São dados que permitem dimensionar cada ação, perfil dos beneficiados, localização e resultados atingidos, bem como o registro dos valores investidos e o percentual físico executado. As informações registradas servem para o acompanhamento dos diversos tipos de empreendimentos realizados pelo Governo.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/23210/visualizar/