Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍCIA
Domingo - 20 de Junho de 2010 às 14:26
Por: LUCIENE OLIVEIRA

    Imprimir


Assessoria/PJC-MT
Uma caminhada temática de prevenção as drogas marcará a chegada do projeto no Pedra 90
Uma caminhada temática de prevenção as drogas marcará a chegada do projeto no Pedra 90
Alunos de quinze escolas públicas da região do Pedra 90 receberão a partir do mês de agosto as ações do projeto “De Cara Limpa Contra as Drogas”, da Polícia Judiciária Civil. O programa será lançado na manhã da próxima quarta-feira (23.06), na Praça Cultural do Pedra 90. O evento contará com a presença de autoridades, parceiros e do happer MV Bill, criador da Central Única das Favelas (CUFA).

Uma caminhada temática de prevenção as drogas marcará a chegada do projeto no Pedra 90. A concentração e saída serão em frente à Escola Malik Didier, às 7 horas. De lá várias alunos acompanhados de uma fanfarra seguirão até a praça central do bairro, onde acontecerão apresentações de dança de rua, encenação musical e teatral, entre outras atrações que vão dar uma pequena amostra do que vai acontecer durante as fases do “De Cara Limpa Contra as Drogas” na região. Na praça, as escolas estarão divididas em tendas temáticas com exposição de trabalhos escolares.

Recheado de novidades, o projeto vai levar para cerca de dois mil estudantes, cursos profissionalizantes do Senai, Senac, Sebrae, entre outros parceiros, oficina de teatro realizada pelo Grupo Cena Onze e Art Negus, oficina de música (violão, bateria e teclado), taekwondo, coral adulto e infanto-juvenil e dança de rua. Tem ainda os concursos de frases, desenhos, cartazes e paródias, que de forma lúdica despertam atenção dos alunos para os malefícios das drogas e traz conscientização.

O esporte vem com força nessa nova etapa do projeto. Para incentivar crianças e adolescente a desenvolverem uma atividade física e até se profissionalizarem, atletismo, futebol, natação e ginástica olímpica serão oportunizados aos estudantes. Outra novidade será a criação de uma cooperativa para dar sustentos às famílias que viviam do tráfico.

As palestras e oficinas, que levam orientações sobre a prevenção ao uso de drogas, não deixarão de acontecer, pois fortalece as demais atividades do projeto. O trabalho será realizado pelos acadêmicos das faculdades de medicina, psicologia, farmácia, pedagogia, assistência social e outros voluntários.

Repressão

A escolha do Pedra 90, assim como primeira região (área do CISC Planalto), obedeceu critérios técnicos que levam em consideração três indicadores de criminalidade - roubo, furto e homicídio – e sua relação com o tráfico de drogas. A Polícia Civil não tem estatísticas que afirmam a quantidade de usuários na região do Pedra 90 e nem a quantidade de famílias afetadas pelas drogas. Mas por entender que a criminalidade está diretamente ligada ao uso e tráfico de drogas e que o problema não afeta só o consumidor, mas toda a família, “a questão precisa ser encarada pelos organismos da segurança e pela sociedade de frente”, analisa a diretora adjunta da Polícia Civil, Thaís Camarinho.

A delegada Elaine Fernandes, da Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE), disse que o projeto vai atuar em duas vertentes, no preventivo e no combate incisivo ao tráfico na região.

De acordo com as estatísticas, na capital, a cada 10 homicídios ocorridos, uma média de sete tem envolvimento com o tráfico de drogas e as vítimas, em sua maioria, jovens na faixa de 18 a 24 anos e 25 a 29 anos.

Programação

07h00 - Caminhada temática PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS.
Saída: Escola Malik Didier. (07h às 08h)
08h00 – Abertura do evento
08h10 – Encenação da música Caderno – Toquinho (8h10 às 8h25)
08h25 – PALESTRA MV BILL (08h25 às 10h00)
10h00 – Apresentação de Dança de Rua (10h00 às 10h10)
10h10 – Apresentação do grupo Cena Onze (10h10 às 10h30)
10h30 – Apresentação do REBOLATION (10h30 às 10h40)
10h40 – Apresentação de Taekwondo (10h40 às 10h45)
10h45 - Apresentação de Capoeira (10h45 às 10h50)
10h50 – Basquete de Rua (10h50 às 11h00)
11h00 – Encerramento





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/23218/visualizar/