Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍCIA
Quarta - 16 de Junho de 2010 às 09:26
Por: DANA CAMPOS

    Imprimir


Em seis dias da operação “Crepúsculo”, realizada em Várzea Grande, a Polícia Militar de Mato Grosso, por meio da Ronda Ostensiva Tática Metropolitana (Rotam), retirou de circulação onze armas, entre elas dois fuzis 762, um deles pertencente ao Exército da Bolívia. A operação teve início na última quarta-feira (09.06).

Em razão dessas apreensões foram conduzidas 15 pessoas até a delegacia. Essas detenções ocorreram nos bairros Parque do Lago, onde foi presa uma pessoa com um revólver; Costa Verde, em que foram pegos quatro suspeitos em posse de três revólveres e um dos fuzis; Várzea Grande, onde também foram detidas quatro pessoas em posse de três revólveres; Imperador, no qual dois suspeitos foram presos e um revólver foi apreendido e Jardim Maringá II, onde seis pessoas foram pegas e o segundo fuzil foi retirado de circulação.

Além dos trabalhos em prol do desarmamento, os policiais da Rotam atuaram no combate ao tráfico doméstico de drogas. Durante essa operação eles conseguiram prender três pessoas, em duas ocorrências, nas quais foram apreendidos sete papelotes e 78 gramas de substância análoga à pasta base de cocaína.

A operação “Crepúsculo” também teve atuação na área de trânsito urbano. Durante abordagens realizadas nas principais vias da cidade, os policiais conduziram duas pessoas até a delegacia, sendo que uma delas estava sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Os policiais ainda conseguiram recuperar dois veículos, um Fiat Pálio e Honda Civic.

Conforme o comandante da Rotam, o major PM Airton Benedito de Siqueira Junior, a maioria das ocorrências foi registrada durante a madrugada. “É um horário que os marginais acreditam que há mais condições de obterem êxito na prática de seus delitos”, disse.


CREPÚSCULO
– A operação foi resultado de uma reunião realizada última terça-feira (08.06), na Escola Estadual Nadir de Oliveira, situado no bairro Jardim Glória II. Na ocasião, membros do Conselho de Segurança (Conseg) e lideranças comunitárias da cidade solicitaram ao comandante geral da PM, o coronel Osmar Lino Farias, maior efetivo na região.

Em razão desse pedido, o coronel Farias se comprometeu em destinar todos os profissionais da Rotam à cidade, com o objetivo de reforçar o patrulhamento e reduzir os índices de criminalidade ocorridos na cidade.

O comandante geral da PM destacou que além de responder à população várzea-grandensse, a operação correspondeu às metas do Plano de Ação de Segurança (PAS). “Sabemos dos anseios da população que sempre cobra por segurança. E esse plano lançado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça e Segurança Pública, tem como propósito atender todos esses anseios”, diz o coronel PM Farias.

Segundo o major PM Siqueira, durante a operação foram cumpridos ações que fazem parte das metas 01 e 05 do PAS, que correspondem, respectivamente, ao combate ao tráfico doméstico de drogas e reativação da Rotam.

Além do comandante geral da PM, estiveram presentes na reunião o comandante da Regional de Várzea Grande (CR II), o coronel PM Eddie Metello, o secretário adjunto da Sejusp, Alexandre Bustamante e demais comandantes dos batalhões, núcleos e companhias de policiamento da cidade.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/23247/visualizar/