Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
COPA DO MUNDO 2014
Segunda - 14 de Junho de 2010 às 15:01
Por: Adilson Rosa

    Imprimir


O prefeito de Várzea Grande, Murilo Domingos, acompanhado de todo seu secretariado estiveram na sede da AGECOPA para conhecer oficialmente todas as mudanças que ocorrerão na cidade em face da Copa FIFA 2014. A principal delas é a construção de um corredor exclusivo para ônibus, o chamado BRT, que terá uma extensão de 15,2 quilômetros saindo da Avenida Rubens de Mendonça até o Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande.

Outras modificações consideradas cruciais pelo prefeito são a duplicação da Avenida da FEB e a construção de um viaduto e uma passagem subterrânea, no cruzamento do Cristo Rei com a Ponte Nova.

Para o prefeito, a FIFA é hoje o grande exemplo para o mundo de organização de um evento que deixa um legado para a população. “A FIFA busca acima de tudo beneficiar o ser humano. A COPA de 2104 deixará um grande legado para a população tanto de Cuiabá como de Várzea Grande. Modificará positivamente a vida de nossa população”, destaca.

Murilo Domingos lembra que a Copa FIFA de 1950 trouxe grandes mudanças para o Brasil e nesta edição os benefícios serão maiores ainda. “A FIFA não autoriza país algum a ser sede de uma Copa sem antes vencer muitos obstáculos. Entre eles, está a mobilidade urbana, pois com ela, teremos uma nova cidade, além de melhorar os acessos a cidade que hoje se afunilam”, frisa.

Para o prefeito, as obras abrirão novas vias para onde a cidade crescerá. Entre as obras, está a duplicação não só na Estrada da Guarita (Avenida Aleixo Ramos da Conceição), como da rodovia Mário Andreazza, no trecho entre a Ponte Mário Andreazza e o Trevo do Lagarto, que ganhará um corredor exclusivo para ônibus.

Em seu discurso Murilo Domingos declarou a satisfação de ver “in loco” como uma Copa do Mundo de Futebol modifica de forma positiva a vida da população que sedia uma de suas edições. “A África do Sul virou um grande canteiro de obras. E são obras que vão beneficiar uma população a vida inteira”.

Durante a reunião, realizada na sede da Agecopa, em Cuiabá, o presidente da agência, Adilton Sachetti ressaltou que Várzea Grande tem um papel importante na Copa FIFA 2014 porque o aeroporto está localizado na cidade. “É o principal ponto de entrada para Cuiabá e de lá, teremos que ter os melhores acessos para a arena Verdão, onde ocorrem os jogos da Copa”, pontua Sachetti. Ainda segundo ele a Infraero deverá quadriplicar a capacidade de embarques e desembarques.

O diretor de infra-estrutura da AGECOPA, Carlos Brito, reafirma que todas essas obras de mobilidade eram necessárias para que o trânsito na Grande Cuiabá não chegasse ao estrangulamento, mas com a Copa de 2014, elas serão construídas todas juntas. “Nunca se teve uma prioridade para o trânsito na Grande Cuiabá como as obras para a Copa FIFA 2014”, ressalta. Os diretores da AGECOPA elogiaram o prefeito Murilo Domingos e sua equipe que desde o início dos trabalhos sempre se colocaram à disposição dos diretores.

Como uma das sedes da Copa FIFA 2014, Cuiabá tem garantida quatro jogos somente da primeira fase. A estimativa é de que cerca de 150.000 turistas passem por Cuiabá e regiões turísticas. A Grande Cuiabá terá uma população superior a 1 milhão de habitantes.

O Ginásio Aecim Tocantins, que será transformado em Centro de Mídia para atender a cerca de 3.500 jornalistas credenciados pela FIFA.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/23268/visualizar/