Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ECONOMIA
Segunda - 07 de Junho de 2010 às 13:54

    Imprimir


O mês de maio registrou expressivo aumento de emplacamentos de veículos em Mato Grosso. No índice geral, a elevação foi de 41% em relação ao mês de abril.  Os destaques ficam por conta dos segmentos de pesados, motocicletas e comerciais leves.

Segundo o relatório mensal do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos (Sincodiv) divulgado em coletiva de imprensa na manhã desta segunda-feira (07.06), foram emplacados 8.096 veículos no estado somente no mês passado. Em abril foram comercializados 5.719 veículos. Esse é o índice geral que inclui os segmentos de automóveis, comerciais leves, ônibus, pesados, motocicletas e semi-reboque.

Todos os segmentos apresentaram elevação. O maior responsável por alavancar os números foi o setor de motocicletas, que em abril emplacou 2.751. Em maio esse dado subiu para 4.120 motos, um aumento de 49,7%. Segundo o presidente do Sincodiv, Paulo Boscolo, essa retomada era aguardada pela categoria. “Após vários meses de queda, foram feitos enormes investimentos no sistema de crédito dos bancos”, explica Boscolo.

Outro bom desempenho foi percebido no segmento de comerciais leves, que emplacou 947 veículos, elevação de 48% em relação a abril, quando foram emplacados 638. No percentual, quem disparou foi o segmento de pesados, com aumento de 89%. Foram 254 emplacamentos contra 134 em abril.

Já os automóveis registraram 2.452 vendas, 21% a mais que abril. No segmento de ônibus foram 37 comercializações em maio ante 14 no mês anterior. No setor de semi-reboque o aumento foi de 76%. Com o fim do benefício do IPI os concessionários aguardavam o comportamento do mercado, por isso o setor já comemora os resultados positivos. E os números chamam ainda mais atenção por se contraporem aos registrados no índice nacional. “O Brasil registrou queda de 9,7% em maio com relação a abril. Isso prova mais uma vez a melhora na participação de Mato Grosso no mercado nacional”, afirma Boscolo.

ACUMULADO DO ANO – De acordo com os dados do acumulado do ano, até o dia 31 de maio foram emplacados 38.219 veículos no estado. Na relação com o acumulado de 2009 a queda é de 0,64%. À época haviam sido comercializados 38.465 veículos.

 






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/23333/visualizar/