Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
MEIO AMBIENTE
Sexta - 01 de Abril de 2016 às 09:24
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


Membros da Comissão Gestora Interna A3P da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), visitaram na tarde desta ontem (30.03) o Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS), unidade tida como referência nacional do Sistema Sebrae. O centro atua na geração e disseminação de conhecimentos e práticas sustentáveis, soluções que vão ao encontro das demandas do Programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P).

“O objetivo do CSS é levar conhecimento, estimular a adoção da sustentabilidade e contribuir para o desenvolvimento dos pequenos negócios nos aspectos ambiental, social e econômico”, explica Bernardo Morais Filho, servidor do Núcleo de Gerenciamento de Resultados Estratégicos (NGER), que atua na gestão da Comissão Interna A3P.

Os servidores Rooseliane de Magalhães Lotti, Bernardo Morais Filho, Daiane Benevides, Silvia Jociane Leite, Janaína Honório Amaral e Deborá Ferreira Pim conheceram os programas e as ações desenvolvidas e implementadas pelo Sebrae no Brasil e em Mato Grosso. Na oportunidade, a equipe do Sebrae apresentou vídeos informativos, relatos de experiências pelo Brasil, cartilhas e publicações relacionadas ao tema.

“Nos mostraram informações referentes a ações sustentáveis sobre o consumo de energia, água, resíduos e consumo consciente, e fizemos uma visita pelo prédio onde funciona o Centro, pois o mesmo foi projetado com base no conceito de arquitetura sustentável e com resgate das culturas indígenas do país”, conta Bernardo Filho.

Segundo o Sebrae, o prédio recebeu duas notas A (a máxima) do Procel Edifica, pelo projeto e obra construída. A concepção arquitetônica é de autoria de José Afonso Botura Portocarrero, arquiteto cuiabano que se baseou no conhecimento ancestral e arquitetura indígena das casas xinguanas.

Entre as características sustentáveis da edificação, se destacam o baixo consumo de energia e de refrigeração; aproveitamento da iluminação natural; conforto térmico; utilização de equipamentos eficientes; uso de água de chuva no sistema de abastecimento e manutenção; integração e preservação da vegetação nativa e respeito às condições do terreno.

Centro Sebrae de Sustentabilidade

O Centro busca prospectar, gerar e disseminar conhecimentos e práticas em sustentabilidade, aplicadas às micro e pequenas empresas, para apoiar o atendimento de mais de 700 postos da instituição, distribuídos pelo país.

A atuação do CSS auxilia milhares de pequenos negócios, para que estes possam aproveitar as oportunidades emergentes do novo conceito, além de se tornarem sustentáveis, tendo em vista que sustentabilidade representa oportunidade, ganho de competitividade e inovação.

A3P

O Ministério do Meio Ambiente lançou, em 2001, o Programa Agenda Ambiental na Administração Pública, conhecido pela sigla A3P, que visa sensibilizar os gestores públicos para as questões ambientais, estimulando-os a incorporar princípios e critérios de gestão ambiental em suas atividades rotineiras. Numa economia que ainda se caracteriza por elevado desperdício de recursos, surge mais que conveniente a iniciativa de difundir os princípios da gestão ambiental na Administração Pública, levando a economia de recursos naturais e a redução de gastos institucionais por meio do uso racional dos bens públicos e da gestão adequada dos resíduos.  




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/2343/visualizar/