Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SEGURANÇA
Sexta - 21 de Maio de 2010 às 18:15

    Imprimir


Com o intuito de alertar sobre a importância do uso do cinto de segurança para a prevenção de fraturas em caso de colisão automobilística, o XVI Congresso Brasileiro de Trauma Ortopédico divulga a Campanha Prevenção de Acidentes de Trânsito e Uso Correto do Cinto de Segurança. De acordo com o ortopedista e fisioterapeuta Nauro Monteiro, 60% dos traumas sofridos por condutores que estavam com o cinto de segurança no momento da colisão são diagnosticados com pequenas lesões.

“As seqüelas dos acidentes urbanos se tornam menores quando o paciente estava usando o cinto de segurança. Nestes casos, as lesões geralmente não causam afastamento prolongado e nem imobilidade”, observa. O ortopedista ainda alerta para o uso do cinto por passageiros no banco traseiro e da cadeirinha específica para crianças.

O uso de segurança, embora seja lei ainda não é um item valorizado no trânsito em Mato Grosso. Segundo as estatísticas do DETRAN-MT, a não utilização do cinto de segurança pelo condutor ou passageiro é a infração mais cometida no Estado, só em 2009 foram 18.711 autuações. As estatísticas mostram que a prevenção dos acidentes automobilísticos custa bem menos do que tratar o trauma, diminuindo os gastos para a saúde pública.

De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia de Mato Grosso (SBOT-MT), Marcos Gabriel, somente nesta semana (16 a 20 de maio) já foram atendidos 45 pacientes com fratura no Pronto Socorro de Cuiabá. Destes, 33 foram por causa de acidentes com carro e moto. O restante foi por fratura em idosos e quedas.

O trauma ortopédico atinge principalmente a faixa etária de pessoas que estão profissionalmente ativas entre 18 e 50 anos. O principal fator é o acidente de trânsito. Depois desta faixa, a incidência maior é na população com mais idade, devido a osteoporose. A realização do evento é da Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico (SBTO) e da Sociedade Brasileira de Ortopedia Regional de Mato Grosso (SBTO/MT).

Ontem (20.05) à noite cerca de 500 pessoas prestigiaram a abertura do XVI Congresso Brasileiro de Trauma Ortopédico, realizado no Espaço Leila Malouf. A programação continua durante toda esta sexta-feira e vai até as 14h30 de sábado no Hotel DeVille. Médicos de todo o país estão presente, assim como dois convidados estrangeiros, os ortopedistas Bruce Ziran dos Estados Unidos e Emanuel Gaultier da Suíça.

“O objetivo do evento é discutir as técnicas mais avançadas, trocar experiências, ver o que está acontecendo mundialmente em torno deste assunto. Tudo se atualiza muito rápido, por isso é importante estar sempre participando desta troca de informações”, descreve o ortopedista e presidente do XVI Congresso, Walter Tetilla.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/23460/visualizar/