Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍCIA
Sexta - 21 de Maio de 2010 às 16:33
Por: redação Mídia News

    Imprimir


Guilherme Filho/Secom-MT - ARQUIVO
Governador determinou o afastamento de todos os servidores apontados na operação
Governador determinou o afastamento de todos os servidores apontados na operação

O governador Silval Barbosa (PMDB) determinou, agora à tarde, o afastamento de todos os servidores do Executivo Estadual que foram apontados nas investigações da Operação Jurupari, deflagrada pela Polícia Federal, na manhã desta sexta-feira (21). Segundo nota divulgada pela Secretaria de Comunicação Social (Secom), o afastamento terá validade até o final das investigações.

Dentre os servidores que foram citados na operação está o chefe de gabinete do próprio governador, Sílvio Correa, que, conforme MidiaNews revelou, teria se utilizado de influência política para obter vantagens em empreendimentos e negócios no setor madeireiro.

Sílvio Correa, como a grande parte dos servidores, terá o sigilo fiscal e bancário quebrado, para verificar se houve incompatibilidade de ganho. A maior parte dos funcionários públicos implicados no suposto esquema de crime ambiental é vinculada à Secretaria de Meio Ambiente (Sema). Um dos presos, por sinal, é o ex-titular da Pasta, Luiz Henrique Daldegan.

A ação da Polícia Federal desarticulou um grupo que, supostamente, integrava uma rede criminosa voltada para a extração, transporte e comércio ilegal de madeira da região Amazônica, em Mato Grosso. De acordo com a PF, os danos ambientais somados chegam a R$ 900 milhões.

Eles são acusados de formação de quadrilha, corrupção ativa e passiva, furto, grilagem de terras, falsidade ideológica, inserção de dados falsos em sistema de informática. Além de diversos crimes previstos na Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98).





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/23465/visualizar/