Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADANIA
Quinta - 20 de Maio de 2010 às 16:39

    Imprimir


Dezenas de profissionais, da Defensoria Pública e instituições parceiras, trabalharam durante toda a quarta-feira (19) levando cidadania à população da baixada cuiabana. Orientações jurídicas, triagem para atendimento e propositura de ações, emissão de segunda via de documentos (CPF, carteira de identidade, carteira de trabalho) e dicas de saúde eram os serviços mais procurados.

Em torno de 1500 pessoas foram beneficiadas com o evento, que comemorou o Dia Nacional do Defensor Público. Porém, esses atendimentos e muitos outros não se restringem somente a esta data. Os vários núcleos da Defensoria Pública prestam serviços à população de baixa renda diariamente, nas esferas cível e criminal, perante a justiça estadual ou nos tribunais superiores, através da Procuradoria.

Muitos defensores públicos estiveram presentes para atender a população nas tendas montadas nas praças Alencastro e Ipiranga, Centro de Cuiabá. Para o defensor público Rogério Borges Feitas, que atua em Direito Bancário e Conflitos Fundiários, “a Defensoria Pública tem que ser vista como um órgão oficial de defesa, por isso temos o dever de nos aproximar da população, colocar o nome da instituição na praça e dizer que estamos aqui para proteger o cidadão”, disse.

O evento foi realizado durante todo o dia e a Defensoria Pública da União, Politec, Banco do Brasil, Delegacia Regional do Trabalho, Delegacia da Mulher e Cruz Vermelha foram os parceiros que possibilitaram a gama de serviços prestados à população.

“Essa aproximação com a população que a Defensoria tem feito ao longo dos anos, representa uma grande mudança de paradigma, estamos mostrando nossa cara para a população. Através da Van Cidadã, agora podermos ir até os bairros, e atender aquele cidadão que não tem condições de se deslocar até nossos núcleos”, declarou a procuradora Danielle Vilas Boas Biancardini, coordenadora de Relações Institucionais da Defensoria Pública. “A Defensoria é do povo, é para o povo, e é por isso que estamos aqui”, finalizou.

Serviço

A porta de entrada para quem busca os serviços da Defensoria Pública é o Balcão da Cidadania. Não é necessário agendamento prévio e o atendimento ao público é realizado às segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h às 18h. O endereço é Avenida do CPA, nº 2254, térreo (entrada do bairro Terra Nova). O telefone para contato é (65)3613 -8326.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/23477/visualizar/