Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SEGURANÇA
Quarta - 19 de Maio de 2010 às 15:01

    Imprimir


Assessoria/Corpo de Bombeiros-MT
Comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, coronel BM Carlos Alexandre Rodrigues Coronel
Comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, coronel BM Carlos Alexandre Rodrigues Coronel
Desde que assumiu o comando do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, em 22 de setembro de 2009, o coronel BM Carlos Alexandre Rodrigues Coronel vem realizando diversas ações em benefício da corporação, como a melhoria da parte administrativa, operacional, projetos de aquisição de materiais e novas viaturas, além da aprovação governamental da Lei Complementar nº 371 e nº 372 – que tratam da organização básica da instituição e da fixação do efetivo, respectivamente. As duas leis foram aprovadas no dia 26 de novembro de 2009 pela Assembléia Legislativa.

A Lei Complementar que trata da organização básica, cria uma nova estrutura operacional e administrativa, com o objetivo de avançar o atendimento em municípios que ainda não existem os serviços do Corpo de Bombeiros, e fortalecer nos existentes.

A Lei também cria Comandos Regionais (CR) em Cuiabá, Alta Floresta, Sinop, Cáceres, Barra do Garças e Tangará da Serra, que serão responsáveis pelo fortalecimento da instituição em cidades pólos como Juara, Juína, Vila Rica e Diamantino, que não dispõe dos serviços de urgência e emergência.

Tanto a Lei Complementar nº 371 como a nº 372 estão passando por alterações na Assembléia Legislativa para melhoria na reestruturação do Corpo de Bombeiros no Estado.

O investimento na capacitação de militares, como curso de mergulho e salvamento em altura, curso básico de resgate visando a recapacitação na área específica nas regionais do Estado, aliado à aquisição de novas viaturas operacionais e administrativas também são algumas das metas do comando.

Foi encaminhado projeto, através do BNDES, para implantação do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) e aquisição de caminhões e equipamentos específicos para combate a incêndio florestal.

Deverão ser locados também cinco caminhonetes para utilização no serviço diário, 28 viaturas para serviço de vistoria, além da aquisição de um ônibus para transporte da banda de música do Corpo de Bombeiros. O processo de aquisição do ônibus deve ser licitado ainda nesta semana.

A corporação também ganhará novos fardamentos, barcos, motor de popa e material de mergulho. “O orçamento do Corpo de Bombeiros aumentou de R$ 8 milhões para R$ 13 milhões, recurso este que está sendo rigorosamente utilizado e todos os processos estão sendo demandados junto ao Núcleo Sistêmico de Segurança da Sejusp”, destacou o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, coronel BM Carlos Alexandre Rodrigues Coronel.

Outra ação do comando que visa melhorar os serviços da instituição é a contratação de mais 60 estagiários que estão sendo distribuídos nas unidades do Corpo de Bombeiros de Cuiabá e interior do Estado, para desempenhar atividades administrativas.

“O objetivo do comando é priorizar o serviço operacional do Corpo de Bombeiros, contratando acadêmicos estagiários para auxiliar nos serviços administrativos. Esta contratação é uma maneira de colocar mais bombeiros na parte operacional. Isto representa um ganho para a corporação e instituições de ensino superior”, disse o chefe da Assessoria Jurídica do Corpo de Bombeiros, tenente coronel BM Willckerson Adriano Cavalcante.

Segundo o tenente coronel, 45 dos 60 novos estagiários serão designados para as unidades do Corpo de Bombeiros do interior do Estado, “auxiliando o serviço administrativo das áreas operacionais”, falou.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/23490/visualizar/