Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
DESENVOLVIMENTO
Segunda - 17 de Maio de 2010 às 18:01

    Imprimir


Guilherme Filho/Secom-MT
Governador Silval Barbosa com membros do Forum Pró Ferrovia no gabinete em Cuiabá, liderado pelo vereador Vicente Vuolo
Governador Silval Barbosa com membros do Forum Pró Ferrovia no gabinete em Cuiabá, liderado pelo vereador Vicente Vuolo

Em reunião com os membros do Forum Pró-Ferrovia em Cuiabá o governador Silval Barbosa reafirmou o compromisso do Governo do Estado em trabalhar para que os trilhos da Ferronorte cheguem a Cuiabá até o ano de 2014. Trata-se de uma reivindicação do Forum para que o trecho que liga Rondonópolis à capital mato-grossense seja incluído no plano de ações da segunda edição do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), do Governo Federal.

Segundo o presidente do Forum, vereador Francisco Vuolo, a inclusão deste trecho transformará a realidade econômica não apenas da Baixada Cuiabana, mas também de todo o Estado. “Já temos o trecho que liga a região do Alto Araguaia até Rondonópolis prevista para conclusão em 2012. São 260 quilômetros, que representam um investimento de R$ 691 milhões de reais, garantidos pelo PAC 1. Para chegarmos a Cuiabá, precisamos de uma injeção de cerca de R$ 700 milhões, que garantirá mais 210 quilômetros de trilhos até a capital”, afirmou.

Segundo o governador Silval Barbosa, o Governo do Estado continuará empenhado para trazer a Ferronorte até Cuiabá. O governador ressalta que está dando prioridade para a criação de vias de escoamento e importação em Mato Grosso. Um exemplo disso é a duplicação da rodovia BR-163, ligando Rondonópolis a Sinop, passando por Cuiabá. Para a implantação da ferrovia na baixada cuiabana, Silval Barbosa, se comprometeu a viabilizar recursos do Estado, caso necessário. “Se preciso for, nos comprometemos a realizar todo o projeto de viabilidade para a conclusão desta ação. O que vamos pedir ao Governo Federal é a condição para trabalhar e produzir. Com a conclusão desta obra o impacto na nossa economia será direto e muito positivo, pois vai baratear os custos de importação e exportação, além de gerar mais emprego e renda para o Estado”, ressaltou.

Durante a reunião o governador se comprometeu a realizar uma reunião junto aos órgãos federais responsáveis para que a inclusão no PAC 2 seja uma realidade. “Podem ter certeza de que a luta do Forum Pró-Ferrovia também é uma luta do Governo do Estado. Vamos disponibilizar toda estrutura e força política necessária para que o Governo Federal se sensibilize com esta questão. Não podemos ficar sem um grande instrumento de logística como este”, disse.

Francisco Vuolo aprovou a ação do Governo do Estado. “Estamos confiantes de que Silval Barbosa veste a camisa do nosso movimento. Desta maneira, cremos que o objetivo será alcançado. Este posicionamento demonstra a visão de integração que o Governo tem para nosso Estado”, concluiu.

Para o deputado federal Wellingon Fagundes, que esteve na reunião, a chegada da Ferronorte em Cuiabá será um impulso para a economia no Estado. “Neste momento, a ferrovia é uma das maiores necessidade que o Estado tem para movimentar nossa economia. Queremos a todo custo que ela chegue a Cuiabá para a melhoria da logística e, assim, triplicar nossa produção, agregando mais valor a Mato Grosso”.

FERRONORTE

A ferrovia é uma concessão federal, por 90 anos, inicialmente concedida para a empresa privada Ferronorte S.A em 1989. Com o passar dos anos e negociações financeiras e administrativas a empresa América Latina Logística assumiu o controle do grupo Brasil Ferrovias em 2006. No entanto, o nome da primeira empresa, Ferronorte, acabou virando sinônimo para a obra
em Mato Grosso.

Recentemente
surgiram questionamentos sobre o andamento da obra, o Ministério dos Transportes chegou a cogitar a possibilidade de substituição da empresa concessionária. Hoje a ferrovia liga Mato Grosso ao Porto de Santos (SP), a partir dos terminais de Alto Araguaia e Alto Taquari, no Sul do Estado.

O Fórum Pró-Ferrovia foi criado em 2004 e é composto por representantes de várias entidades, como as Federações das Indústrias (Fiemt) e do Comércio (Fecomércio), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja). Também estiveram presentes na reunião membros do Senadinho, produtores rurais, Associação dos Advogados Trabalhistas e demais autoridades.





Fonte: Secom-MT

URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/23505/visualizar/