Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ECONOMIA
Sexta - 01 de Abril de 2016 às 07:45
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


Servidores do Palácio Paiaguás terão duas metas para buscar até o fim de 2016: reduzir em 5% o consumo de energia elétrica e em 10% o consumo de papel. Estes são os primeiros objetivos da campanha Economizar Transforma, lançada ontem (31.03). 

O Palácio Paiaguás, sede do governo de Mato Grosso, abriga o Gabinete de Governo, Vice-governadoria, Casa Civil, Casa Militar, Gabinete de Comunicação e o Núcleo de Ações Voluntárias. 

A campanha é uma ação da comissão da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), que visa promover o consumo consciente e reduzir resíduos e emissões de CO2. 

Antes de traçar as metas, a comissão levantou o consumo de energia elétrica e de papel. Em 2015, a conta de energia totalizou R$ 429,9 mil. Em 2016, terá que ficar abaixo de R$ 408,4 mil. Atualmente, a medição é feita de forma global no Paiaguás, mas a ideia é, no futuro, medir o consumo por cada secretaria.

Para atingir os objetivos, foram apresentadas tanto medidas simples quanto elaboradas: desligar os aparelhos de ar-condicionado uma hora antes do fim do expediente, desconectar aparelhos das tomadas quando não estiverem em uso, substituir lâmpadas e renovar a fiação elétrica.

Já para diminuir o gasto de papel, será preciso, entre outras ações, adotar a impressão em frente e verso e produzir blocos de anotação com os rascunhos.

Copos e cafezinho

Até junho, serão adquiridos containeres para separação do lixo orgânico. E os copos plásticos – que contribuem para o acúmulo de resíduos no planeta - estão com os dias contados no Palácio Paiaguás. Os servidores serão incentivados a adotar um copo e utilizá-lo todos os dias.

Também será preciso repensar o cafezinho, um dos cinco itens mais consumidos no Palácio. Coordenador da comissão da Agenda A3P no Paiaguás, o servidor Edisantos Amorim afirma que é possível racionalizar a quantidade de bebida preparada, pois ocorre desperdício em alguns setores.

“Para que a campanha dê certo, é necessário o apoio de cada um. Todos são diretamente responsáveis por essas ações”, afirma Amorim.

Práticas sustentáveis

A Agenda A3P adota os chamados 5 R’s: repensar, reduzir, reaproveitar, reciclar e recusar consumir produtos que gerem impactos socioambientais significativos.

São cinco eixos temáticos: uso racional dos recursos naturais e bens públicos, gestão adequada dos resíduos gerados, qualidade de vida no ambiente de trabalho, sensibilização e capacitação dos servidores e licitações sustentáveis. 





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/2352/visualizar/