Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CULTURA
Domingo - 16 de Maio de 2010 às 20:36
Por: Aluízio de Azevedo

    Imprimir


Atenção produtores de audiovisual, vídeomakers, e cineastas de Mato Grosso e todo Brasil: nesta segunda-feira (17.05) o Instituto Cultural América (Inca) abre inscrições para o 17º Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá, que será realizado de 20 a 26 de setembro e, pelo segundo ano consecutivo, no Cineteatro Cuiabá.

Neste ano o tema do evento é “Eldorado”, numa alusão à mítica que envolveu a chegada dos primeiros europeus na America, dos espanhóis Pizarro a Cabeza de Vaca. Conta à lenda que no interior do continente havia um rio onde um rei ao se banhar em suas águas tinha seu corpo coberto por ouro – o El Dorado.

O mito presente em diversos países do continente, em especial o Brasil e particularmente Mato Grosso, conta ainda que no interior de suas selvas encontrava-se uma cidade perdida repleta de ouro.  De forma impressionante o mito do eldorado é revisitado em “entradas e monções” dos bandeirantes paulistas no século XVIII, por estrangeiros ilustres que adentraram  a região,  de Langasdorff a P. W. Fawcet. Atualmente o Estado vive a corrida da descoberta de um novo eldorado, o ouro verde da soja. Mas até quando?

“Por entender que o cinema brasileiro na região teve também em sua história um caráter de incursão exploratória, porém  mais harmonioso com o meio ambiente e agregando valores mais duráveis, os filmes, é que o tema desta edição  evidencia mais uma vez a vocação do festival em promover a reflexão de temas contemporâneos, pontuais e necessários”, observa o curador do Festival, Luiz Carlos de Oliveira Borges.

Os interessados podem se inscrever até o dia 30 de junho nas categorias de vídeo, vídeo clipe mato-grossense e curta-metragem. Para tanto, basta baixar a ficha de inscrição no site do evento, onde também consta o regulamento. O endereço eletrônico é o www.cinemaevideocuiaba.org.

A seleção para as Mostras competitivas ficará sob a responsabilidade de uma comissão de seleção formada por profissionais da área. Já os filmes de Média e Longa serão convidados pela curadoria. O local do festival, pelo segundo ano consecutivo será o Cineteatro Cuiabá, que fica no Centro da Capital.

Dúvidas e informações pelo e-mail festivalcuiaba@terra.com.br ou pelo telefone (65) 8409-0882 ou (65) 8141-2452. Outras informações também podem ser encontradas no site do Instituto Cultural América (INCA) www.institutoculturalamerica.org. O Inca é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos e realizadora do Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá há seis anos.

Até o momento, o Festival de Cinema conta com o patrocínio do Ministério da Cultura/Secretaria do Audiovisual e governo do Estado de Mato Grosso. Conta também com a parceria da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Assembléia Legislativa de Mato Grosso (ALMT)






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/23520/visualizar/