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INSENTIVOS
Sexta - 14 de Maio de 2010 às 22:13

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Muita gente só consome mel quando quer tornar sua alimentação mais natural e saudável. Mesmo com a crescente preocupação contemporânea de ter um cardápio balanceado, a maioria das pessoas não se lembra do mel como um alimento fundamental para alcançar esse objetivo.

Os brasileiros, principalmente, não têm o hábito de consumir o produto cotidianamente e, por isso, o utilizam pouco: somente 128 gramas per capita por ano contra mais de um quilo per capita nos países desenvolvidos.

Com o objetivo de aumentar o consumo do produto no Brasil, quinto colocado no ranking de países que mais exportaram mel para os EUA em 2007, a CBA (Confederação Brasileira de Apicultura) e o  Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), em parceria com a Fundação Banco do Brasil, vão lançar a campanha nacional Meu dia pede mel no 18 º Congresso Brasileiro de Apicultura, que será realizado em Cuiabá, Mato Grosso, no período de 19 a 22 de maio.

 “O mel é um alimento universal. É uma fonte de energia e um adoçante natural, que, no seu beneficiamento não passa por processamentos químicos, como adição ou subtração de ingredientes. O mel faz parte da história da humanidade, foi um dos primeiros alimentos do homem primitivo e é citado desde o aparecimento da escrita, há mais de três mil anos antes de Cristo. Entretanto, o mel tem de ser mais conhecido e divulgado, o brasileiro tem que descobrir a riqueza de cores e sabores do nosso mel e, cada um, a seu gosto, descobrirá o melhor jeito de consumir o mel que mais lhe agrade ao paladar. Com a campanha, temos a intenção de sensibilizar a população para a importância do mel, de suas propriedades e vantagens. Temos de ensinar as crianças a gostarem desse alimento, a serem consumidores no presente e no futuro. Sabemos que as crianças influenciam os pais na decisão de compra de um alimento. Muitos adultos pautam-se pelas crianças e, nesse sentido, elas passam a ser muito importantes para essa campanha”, explica Reginaldo Barroso de Resende, analista técnico do Sebrae.

Ação de peso

A campanha publicitária, desenvolvida pela agência 6P de Ribeirão Preto, vai apresentar ao público diversos benefícios e qualidades nutricionais do alimento em várias mídias de alcance nacional, com o objetivo de incentivar o consumo do mel a qualquer hora do dia e por pessoas de qualquer idade e classe social. Uma das estratégias da campanha é uma ação de marketing social, na qual imagens de algumas celebridades vestindo a camiseta da campanha serão veiculadas no hotsite da campanha: www.meudiapedemel.com.br. O primeiro a vestir a camisa da campanha foi o ator Marcos Palmeira. Essas pessoas, que, gratuitamente, emprestaram o peso do seu nome para a ação receberão o seu peso em mel para doar para uma instituição beneficente por elas escolhidas.

Segundo José Cunha, presidente da (CBA) Confederação Brasileira de Apicultura, a partir do diagnóstico social e setorial, a campanha de consumo do mel vem ao encontro do apelo da sociedade, carente de informação e, dos apicultores, demandantes de espaço para o seu produto.  “A partir da demanda dos apicultores sobre a necessidade de uma ação institucional para divulgação do mel como produto ambientalmente correto, economicamente viável e socialmente justo, que há muito tempo prioriza a sua maior utilização e informação estabelecendo parcerias estratégicas e interinstitucionais para abordar o tema” explica Cunha.






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